Lançamento de livro - Quantum Walks and Search Algorithms - Dr. Renato Portugal LNCC/MCTI

Nota enviada por: Colaboradora da Assessoria de Eventos e Comunicação do LNCC.

Dr. Renato Portugal, pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), Petrópolis-RJ/Brasil, acaba de lançar o livro “Quantum Walks and Search Algorithms”, editado pela Springer, inaugurando a série “Quantum Science and Technology”.

O tema do livro está dentro da Computação Quântica, que é uma área interdisciplinar da investigação científica envolvendo a Ciência da Computação e a Mecânica Quântica. Essa nova área muda profundamente os paradigmas da computação e permite a construção de computadores exponencialmente mais rápidos com baixo consumo de energia. Protótipos com dezenas de bits quânticos já foram implementados validando os resultados teóricos. Enormes dificuldades tecnológicas constituem um desafio para a construção de um modelo de grande porte.

O livro foca a área de passeios quânticos e a sua aplicação para construção de algoritmos quânticos de busca mais rápidos do que seus equivalentes clássicos. Os passeios quânticos são versões quânticas dos passeios aleatórios clássicos. O livro aborda temas como os postulados da Mecânica Quântica, o algoritmo de Grover e sua generalização, passeios quânticos em grafos finitos e infinitos, algoritmos de busca espaciais, cadeias de Markov quânticas, tempo de alcance e de mistura.

O leitor pode se beneficiar com os aspectos pedagógicos do livro, promovendo um aprendizado mais rápido e com mais facilidade do que seria possível a partir da literatura da pesquisa corrente. Em cada capítulo são fornecidos exercícios e referências que podem ajudar o leitor aprofundar ainda mais o seu conhecimento na área. A obra contém tópicos e orientações para o uso de programas de computador para simular a evolução dos passeios quânticos e despetar o interesse para futuras modelagens baseadas em passeios quânticos.

Dr. Renato Portugal possui mestrado e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e realizou pós-doutoramentos na Universidade de Waterloo e na Queens University at Kingston. Ele é sócio efetivo da SBC e da SBMAC. Tem atuado principalmente nas áreas de Computação, Física e Matemática Aplicada. Na área de Computação sua ênfase é em Computação Quântica e Computação Algébrica com especial envolvimento na linguagem Maple, tendo implementado códigos para cálculo de zeros das funções de Bessel e expansões em séries das funções de Mathieu na biblioteca principal do Maple usando algoritmos desenvolvidos junto com colaboradores. Na área de Matemática Aplicada atua na área de Teoria de Grupos Computacionais. Atualmente desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: algoritmos de computação quântica, análise e simulação de passeios aleatórios quânticos, códigos quânticos de correção de erros e criptografia clássica. O autor também foi coordenador geral do III Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica realizado no LNCC em 2010. Renato Portugal já publicou outros livros em Português nas áreas de computação algébrica e computação quântica, publicou mais de 100 trabalhos científicos e orientou mais de 16 teses de doutorado e dissertações de mestrado. 
ssattler@lncc.br Colaboradora da Assessoria de Eventos e Comunicação do LNCC. (24) 2233-6039 Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC/MCT Av. Getúlio Vargas, 333 - Quitandinha - Petrópolis - RJ - 25.651-075