sexta-feira, 29 de março de 2013

Biblioteca Rocambole - Museu Imperial

Biblioteca infantil do Museu Imperial oferece atividades educativas em abri
Por: Bárbara Skaba -  Assessoria de Imprensa 



Em abril, a Biblioteca Infantil Rocambole (Museu Imperial/Ibram) preparou uma programação especial para comemorar Dia Nacional e Internacional do Livro Infantil, Dia do Índio, Dia do Descobrimento do Brasil e o Dia de Monteiro Lobato. Ao longo do mês, acontecem contações de história e oficinas criativas.

A primeira atividade será no dia 04, às 14h30, em homenagem ao Dia do Índio. Haverá contação do livro “O Menino e o Jacaré”, de Maté, seguida de oficina criativa. A obra é uma adaptação de um mito tradicional dos Kayapó, índios que pintam e enfeitam o corpo. Com uma linguagem simples e singela, a autora desvenda aos olhos do leitor a riqueza da cultura desse povo.

Nos dias 09 e 10, será lembrado o Dia Internacional do Livro Infantil, com contação da obra “João e Maria”, dos irmãos Grimm. A atividade terá início às 14h30 e, após a leitura, as crianças poderão explorar o acervo da Biblioteca Rocambole.

O escritor Monteiro Lobato será homenageado no dia 11, com contação do livro “Reinações de Narizinho”, que tem início às 14h30. Esse clássico da literatura infantil brasileira reúne histórias escritas por Monteiro Lobato em 1920, narrando as primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem transporta os leitores ao mundo da fantasia. Em seguida, acontece uma oficina criativa baseada no contexto da história.

Em 16 e 17 de abril, às 14h30, será realizada outra atividade sobre o Dia do Índio, com a leitura do livro “O curumim que virou gigante”, de Joel Rufino dos Santos. A história apresenta o indiozinho Tarumã, que deseja tanto ter uma irmã que inventa uma. Os amigos zombam de suas histórias e ele, com vergonha, sai pelo mundo. Ao imaginar a existência da irmã e representar seu sonho junto aos outros indiozinhos, os leitores podem entrar, sutilmente, em contato com situações da cultura indígena.

Dia Nacional do Livro Infantil será comemorado nos dias 18 e 24 de abril. No dia 18, será explorado o livro “Cadê o juízo do menino?”, de Tino Freitas, às 14h30. O livro narra a história de um menino que perde o “parafuso do juízo”. Despreocupado em procurar seu juízo, ele vira o mundo de cabeça para baixo. Após a leitura, haverá oficina criativa.

Já em 24 de abril, as crianças conhecerão a obra “O que cabe num livro?”, de Ilan Brenman, também às 14h30. O livro é um convite ao leitor para entrar no mundo da imaginação, onde tudo é possível: dentro de um livro cabe um dinossauro, um avião, brinquedos etc. O pequeno leitor é provocado a transitar entre o real e o imaginário, numa divertida leitura.

A última atividade será no dia 25, com a comemoração do Dia do Descobrimento do Brasil. Às 14h30, terá início a contação do livro “Pedro, menino navegador”, de Lúcia Fidalgo, seguida de oficina criativa com base na temática da história. A obra dá vida novamente a Pedro Álvares Cabral, transformando o histórico navegador em um menino sonhador com paixão pelo mar e fascínio pelo desconhecido. Mergulhando no imaginário do século XVI e viajando por símbolos e sagas inesquecíveis, autora e ilustradora conseguiram iluminar com poesia um dos personagens mais conhecidos e ao mesmo tempo distantes das crianças brasileiras.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.
A Biblioteca Rocambole funciona às terças-feiras, das 14h às 17h, e de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. De quarta a sexta, na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por mais de 500 títulos, entre os quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.
A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.
SERVIÇOS
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça-feira, das 14h às 17h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
Assessoria de Imprensa
Bárbara Skaba
(24) 2245-7321
(24) 8146-8754
mimp.imprensa@museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações