terça-feira, 11 de junho de 2013

Palestra sobre "A História dos Quadrinhos"

Por Bárbara Skaba

altDando continuidade ao ciclo “Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística”, a Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram) realiza a palestra “Requadros históricos - A História dos Quadrinhos no Brasil – de Angelo Agostini à ditadura militar”. O evento acontecerá no dia 20 de junho, às 19h, com entrada franca.
 
A palestra será ministrada pelo artista plástico, desenhista e ilustrador Francisco Marques, proprietário e professor da escola de artes Graph-it, em Petrópolis. Graduando em Publicidade atualmente, Marques possui 19 anos de experiência como ilustrador e grande atuação no mercado editorial petropolitano.
 
Durante o evento, o curso Graph-it e a Casa de Cláudio de Souza prestarão uma homenagem ao desenhista brasileiro José Menezes, por sua contribuição não somente à área dos quadrinhos, mas à cultura brasileira como um todo. Menezes, que estará presente na ocasião, ficou popular com seus trabalhos para a editora RGE. Nos anos 1970, integrou a equipe da revista Kung Fu, da editora Ebal, sob o pseudônimo de Joe Sesenem. Já na década de 1980, foi responsável pelo material nacional para a linha de revistas “He-Man”, da editora Abril.
 
Esta é a quarta palestra do projeto “Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística”, que tem coordenação da artista plástica Graça Pimentel. O ciclo é formado por palestras mensais gratuitas que, através de temáticas específicas, contam um pouco da História da Arte no Brasil. O objetivo do projeto é formar público e criar interesse, principalmente nos jovens, sobre Arte. As palestras apresentam-se como uma forma de motivar o conhecimento e informar o percurso da arte brasileira desde a vinda da família real portuguesa para o país.
 
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. O espaço, doado ao Museu Imperial pelo escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, recebe eventos artísticos e culturais, além de abrigar exposições sobre seu titular. A casa também está aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, com entrada franca.
 
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2245-3418 e (24) 2245-2136 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações