sexta-feira, 14 de junho de 2013

Grupo de Crescimento - Psicóloga Cristina Volker - Hipershopping ABC

 PALESTRAS SOBRE O GRUPO DE CRESCIMENTO
Por: Carla Coelho /  Rosane Botelho


Vão ser abordados temas universais que tem por objetivo levar as pessoas ao autoconhecimento e ao rompimento com crenças limitantes.

Terça-feira, dia 18 de junho, e quinta-feira, dia 20 de junho, às 19h, a psicóloga Cristina Volker realiza palestras gratuitas sobre o Grupo de Crescimento no Hipershopping ABC, à Rua Teresa, 1515 – sala 163 Alto da Serra – Petrópolis/ RJ.
.
Apesar de não ser terapia, o Grupo de Crescimento é terapêutico, permitindo ao participante rever suas aprendizagens, convidando-o a trabalhar com suas emoções. Dentre as temáticas abordadas, estão temas universais que levam as pessoas ao autoconhecimento, melhorando a qualidade de vida. “O objetivo é fazer com que o indivíduo aprenda a acessar e utilizar seus próprios recursos internos, seu poder pessoal, sua maestria, tendo como objetivo o autoconhecimento, o bem estar na vida pessoal, social e profissional”, explica a psicóloga Cristina Volker.

A psicóloga sempre atuou utilizando a Psicoterapia Não Diretiva - Abordagem Centrada na Pessoa e decidiu se especializar na Teoria Ericksoniana. Após dois anos e meio de Curso na Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, começou a trabalhar com a Hipnose Natural Ericksoniana, atendendo pacientes oncológicos e agora abriu o consultório para todos os pacientes. ”Já desenvolvia a PNL (Programação Neuro Linguística) com os pacientes oncológicos e o resultado sempre foi positivo, agregar a hipnose natural foi um somatório de aprimoramento e crescimento na minha atuação”, conta.

O modelo de Hipnose conhecido como Ericksoniano, ou naturalista, é baseado no legado terapêutico do norte-americano Milton H. Erickson, e consiste em fazer um tipo exclusivo de transe para cada cliente. Mesmo quando seguindo uma forma de indução padronizada, o objetivo deste método é levar em conta critérios de avaliação sobre cada cliente em particular, suas características pessoais, seus sintomas, sua resistência, dentre outros aspectos.

A Hipnose Natural Ericksoniana é um estado amplificado de consciência, onde a pessoa permanece acordada durante toda a seção, experimentando sensações, sentimentos, podendo ter imagens. O paciente foca sua atenção, se desligando das percepções externas, mas mantendo seu estado de alerta. O transe é um período no qual as limitações que uma pessoa tem no que dizem respeito à sua estrutura comum de referência e crenças, ficam temporariamente alteradas, de modo que a pessoa se torna receptiva aos padrões, associações e aos moldes de funcionamento que conduzem à solução de problemas. “É a Psicoterapia feita sob medida com intervenções não diretivas, onde o foco não está no problema e sim na solução”, resume Cristina.

O transe é visto corno uma experiência natural à todas as pessoas. O terapeuta, então, captura a atenção do cliente através de aspectos de interesse deste e com a sua linguagem característica. A espontaneidade, neste método, é parte fundamental para aceitar o que o cliente traz, até mesmo a resistência, e se utilizar deste material para ir passo a passo para dentro dele.

Os resultados são rápidos e a terapia é feita sob medida de acordo com o momento do paciente e sua necessidade, fazendo com que ele se transforme, tendo maior consciência de si mesmo e das escolhas que deseja fazer em sua vida. A Abordagem centrada na pessoa com a Hipnose tem como premissa que os recursos estão dentro do próprio indivíduo e que o terapeuta é apenas um facilitador deste processo.

A psicóloga já conseguiu obter de seus pacientes, mudanças em poucas consultas. “Na minha experiência o resultado é muito breve, tenho pacientes que em seis sessões ficaram bem e foram cuidar de sua vida. Quem se dá alta é a própria pessoa, ela sabe o seu tempo interno”, pontua Cristina Volker.

“Uma pessoa que estava no Brasil há 2 anos, com quadro depressivo que antecedia sua vinda para o país, passou por várias psicoterapias e com a hipnose conseguiu desfazer seus nós e após poucas sessões retornou suas atividades profissionais e buscou uma forma de vida do seu jeito. É uma gratificação ver a pessoa seguindo em direção ao seu bem estar e crescimento”, conta a psicóloga Cristina Volker, sobre a recuperação de um de seus pacientes.

Há muito tempo atuando com pacientes diagnosticados com câncer, Cristina resolveu abrir seu próprio consultório, criando condições para que outros públicos possam se beneficiar com a Hipnose Natural Ericksoniana, “espero que meu trabalho com a Hipnose rompa com mitos e que possa facilitar o processo de muitas pessoas. Como diria Milton Erickson: Nunca desista dos seus sonhos. Todos os recursos encontram-se dentro de você!”.

SERVIÇO
Palestras sobre o Grupo de Crescimento
Data: Terça-feira, 18/06/2013
Quinta-feira, 20/06/2013
Horário: 19h
Palestrante: Cristina Volker
Público alvo: jovens a partir dos 18 anos
Quantidade: 15 pessoas
Informações: (24) 9238-1477
Local: Hipershopping ABC
Rua Teresa, 1515 – sala 163
Alto da Serra – Petrópolis/ RJ

Temáticas abordadas no Grupo de Crescimento:
1º O Significado do seu nome (Eu Sou);
2º Introdução, Respiração, Parte Sábia e ao nosso crescimento saudável;
3º Responsabilidade do seu bem estar. Introdução à “cerca”;
4º Feridas próprias e herdadas;
5º Minha dificuldade no meu relacionamento com os outros;
6º Eu aprendo a ficar em paz com os outros;
7º Descobrindo meus disfarces e aprendendo quem sou eu;
8º Eu aprendo a me relacionar com meu corpo, com minha sexualidade e com minhas emoções;
9º Minhas dificuldades com a intimidade;
10º O medo de estar completamente bem e receber o que a vida me dá;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações