quarta-feira, 22 de maio de 2013

Geofísica - Funções e Aplicações

Nosso próximo "Fique por Dentro", que será no dia 23 de maio às 15 horas, trará o Geofísico Professor Ricardo Trindade (USP) para falar um pouco sobre seus trabalhos, pesquisas e explicar o que é a Geofísica, esta instigante ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra.

Com instrumentos especiais e leis da matemática, da física e da química, o geofísico mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre observando e calculando os movimentos do solo e pesquisando a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características geofísicas do globo.

Dr. Ricardo Trindade, ao longo de sua carreira de pesquisa, tem trabalhado com aplicações do magnetismo das rochas a diferentes problemas em Geociências, dentre os quais: deformação da costa terrestre, formação e dispersão de supercontinentes, evolução do núcleo terrestre e estudo das variações climáticas ao longo da história da Terra. TRINDADE é membro das Sociedades Brasileiras de Geologia e Geofísica e das Sociedades Americanas de Geologia e Geofísica e atua como consultor de diversos periódicos e de agências de fomento nacionais e internacionais. Trabalha em estreita colaboração com grupos franceses e americanos das Universidades de Toulouse, Paris, Michigan Tech, Yale e Harvard.

A palestra, que acontecerá no dia 23 de maio, às 15:H, terá um caráter informativo, no sentido de esclarecer sobre o papel da Geofísica, suas funções e aplicações.

Não perca esta interessante palestra e a oportunidade de agregar novos conhecimentos. O evento acontecerá no auditório do LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica - e é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas para todas as palestras e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br ou pelos telefones (24) 2233-6039 - (24) 2233-6101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações