sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CASA CLAUDIO DE SOUZA E MUSEU IMPERIAL

1) Orquestra francesa realiza concerto gratuito no Museu Imperial
 
O Cine Teatro Museu Imperial, que passa atualmente por uma reforma, será reaberto em grande estilo no dia 16 de setembro. A grande atração do evento será a orquestra de câmara Nouvelle Europe, que reúne jovens músicos de diversos países da Europa, com sede em Paris, França.

2) Historiador petropolitano lança livro na cidade sobre a imprensa do século XIX
Primeiro livro de Rodrigo Cardoso terá lançamento na Casa de Cláudio de Souza
 
3) Instituto Brasileiro de Museus anuncia evento nacional em Petrópolis
Representantes do Ibram estiveram nesta quarta-feira em coletiva no Museu Imperial

1) Orquestra francesa realiza concerto gratuito no Museu Imperial
 
O Cine Teatro Museu Imperial, que passa atualmente por uma reforma, será reaberto em grande estilo no dia 16 de setembro. A grande atração do evento será a orquestra de câmara Nouvelle Europe, que reúne jovens músicos de diversos países da Europa, com sede em Paris, França.
 
O concerto terá início às 17h, com entrada gratuita. No repertório, estarão grandes clássicos, como Vivaldi, Bizet, Brahms e Debussy. Os interessados podem retirar os ingressos de cortesia na bilheteria do Museu a partir do dia 11, de terça a domingo, das 11h às 17h30.
 
A orquestra
 
A orquestra de câmara Nouvelle Europe reúne, em Paris (França), jovens músicos de toda a Europa que têm em comum a qualidade técnica e habilidades musicais, muitos dos quais começando carreira internacional como solistas e músicos de câmara. O grupo inova por unir o espírito solista com a prática de músicos de orquestra, dando espaço em suas apresentações para que os membros toquem tanto como solos como acompanhando artistas de renome internacional.
 
Criada em 2002, a orquestra já realizou mais de 200 concertos na Europa, em grandes salas e festivais. Atualmente, o grupo se dedica a projetos como a gravação de seis novos CDs, novas parcerias internacionais e turnês maiores na Europa e na Ásia.
 
A orquestra é dirigida e regida por Nicolas Krauze, seu criador. Nascido na França, Krauze começou sua carreira cedo. Aos 17 anos, ganhou uma bolsa de estudos do governo para estudar nas melhores instituições russas, o Moscow Gnessin Institute e o Moscow Tchaikovsky Conservatory, tendo se graduado com honra em ambos. Desde então, acumula experiência na condução de importantes orquestras na França, Rússia, Itália, Hungria, Polônia e República Tcheca.


Historiador petropolitano lança livro na cidade sobre a imprensa do século XIX
Primeiro livro de Rodrigo Cardoso terá lançamento na Casa de Cláudio de Souza

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o petropolitano Rodrigo Cardoso irá lançar seu primeiro livro, Pasquins: submundo da imprensa na Corte Imperial (1880 – 1883), na Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial. A obra, publicada pela editora Multifoco, aborda o universo da imprensa no final do século XIX.

O lançamento será no dia 20 de setembro, às 19h, com entrada franca. O local escolhido é uma dupla homenagem: por um lado, a casa pertenceu a um importante escritor, Cláudio de Souza, que também escrevia para veículos de imprensa; por outro, o espaço é hoje uma subunidade do Museu Imperial, cujo acervo se concentra no Império Brasileiro, época trabalhada no livro.

Fruto da dissertação de Mestrado do autor, defendida em 2009, Pasquins: submundo da imprensa na Corte Imperial (1880 – 1883) fala sobre o “surto” de pasquins que, conforme descreve o historiador José Murilo de Carvalho – orientador da dissertação de Cardoso e que assina a orelha do livro –, invadiram a cidade do Rio de Janeiro entre 1880 e 1883. “O surto foi precedido da Revolta do Vintém no início de 1880, quando o povo retornou às ruas, depois de longa ausência, sob a instigação de agitadores  republicanos”, diz Carvalho.

O livro procura responder questões sobre a razão desse “surto”, os principais personagens envolvidos, o conteúdo e a retórica dos pasquins,  sua base de sustentação financeira e o contexto sociocultural da época.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações, acesse www.museuimperial.gov.br ou ligue para (24) 2245-3518.

Sobre o autor

Rodrigo Cardoso Soares de Araujo é doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ) e mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ). Tem experiência na área de História do Brasil dos séculos XIX e XX, atuando principalmente nos temas: imprensa, abolicionismo, política e cultura.


3) Instituto Brasileiro de Museus anuncia evento nacional em Petrópolis
Representantes do Ibram estiveram nesta quarta-feira em coletiva no Museu Imperial

Petrópolis receberá, pela primeira vez, o Fórum Nacional de Museus (FNM), evento que reúne a comunidade museológica de todo o país bianualmente para debater temas relacionados à área. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 12 de setembro, pela diretora Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Eneida Braga, em entrevista coletiva realizada no Museu Imperial.

Em 2012, o Fórum estará em sua quinta edição e abordará o tema “40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”. O evento acontecerá de 19 a 23 de novembro, no SESC Quitandinha.

“O Fórum Nacional de Museus é o maior evento da área museológica no país, e, desde sua primeira edição, realizada em Salvador em 2004, vem crescendo. Na última edição, recebemos dois mil participantes e a expectativa para este ano é aumentar esse número”, afirmou Eneida Braga.

Ela ressaltou ainda as razões pela escolha de Petrópolis como local para a realização do 5º FNM. “Nós já havíamos decidido realizar o Fórum no estado do Rio de Janeiro, uma vez que a sua capital irá receber a Conferência do Conselho Internacional de Museus (ICOM) em 2013. Na escolha da cidade, pesou o fato de o Ibram possuir duas unidades em Petrópolis: este maravilhoso Museu Imperial em que nos encontramos, o mais visitado entre os museus do Instituto, e o Palácio Rio Negro. Somou-se a isso o convite que recebemos do SESC para realizar o evento em sua unidade no Quitandinha”, explicou.

Eneida representou o presidente do Ibram, José do Nascimento Jr. Além dela, também participaram da entrevista coletiva o diretor da Associação Brasileira de Museologia (ABM), Antonio Carlos Vieira, o gerente do SESC Quitandinha, Anderson Bravo, a superintendente de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Mariana Várzea, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Gilson Domingos, e o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr.

Maurício destacou a relevância de se realizar o Fórum em Petrópolis, cidade reconhecida por sua História e seus museus. “Somente no último ano, Petrópolis recebeu cinco novas instituições museológicas, entre elas a Casa de Cláudio de Souza, pertencente ao Museu Imperial, que foi aberta ao público”, lembrou.

Além do 5º FNM, foi apresentada na coletiva a 6ª Primavera dos Museus, evento anual que envolve museus de todo o país. Este ano, o tema será “A função social dos museus” e há 803 museus inscritos com mais de 2.400 eventos em 364 municípios.

O 5º Fórum Nacional de Museus

O Fórum Nacional de Museus é o principal evento do setor museal brasileiro, com periodicidade bienal e de abrangência nacional.  Tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM), além de consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Constitui-se como um espaço de intercâmbio de experiências entre comunidade museológica, sociedade civil, academias, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.

A programação básica desse evento de cinco dias será composta por conferências, painéis, mini-cursos, apresentações de trabalho (apresentações orais e pôsteres), reuniões de grupos de trabalhos temáticos, lançamento de publicações e exposições, além de uma programação paralela para acolher a agenda do campo museal.
 
Deve-se ressaltar que 5º FNM, em 2012, tem como tema motivador os “40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”. Trata-se de momento oportuno para a reflexão sobre a atualidade dos postulados fundamentais da “Mesa-Redonda de Santiago”, seus desdobramentos na contemporaneidade e, ao mesmo tempo, debruçar-se sobre o exercício de projeção no futuro de possibilidades e experimentações sobre o papel dos museus como protagonistas do seu tempo.
 
O Fórum Nacional de Museus teve sua primeira edição em 2004, com o tema “A imaginação museal: os caminhos da democracia”. A segunda e a terceira edições, em 2006 e 2008, tiveram como temas, respectivamente, “O futuro se constrói hoje” e “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”. Em 2010, a quarta edição explorou o assunto “Direito à memória, direito a museus”.
 
Desde a primeira edição, o evento mobilizou mais de 5.000 participantes que se envolveram com a discussão sobre matérias importantes para o campo museal, que em muito contribuiu para o desenvolvimento e o enraizamento social da política de museus.

Os museus têm um papel relevante a desempenhar com relação à preservação e valorização da memória das nações, à divulgação de seu patrimônio histórico e cultural e ao seu desenvolvimento cultural, científico e educativo. No Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Museus/Ibram, há mais de 3.200 unidades museológicas espalhadas por todo o país, número esse que ultrapassa o de salas de cinema (2.098) e o de teatros (1.229) - Fonte IBGE 2010. São museus de tamanhos e tipologias diversas, que empregam 22.500 pessoas e receberam, só em 2009, 82 milhões de visitantes.

Há grande diversidade de museus e uma expressiva capilaridade no território nacional, estabelecendo forte inserção nas comunidades locais, seja pela constituição de múltiplas parcerias com atores sociais diversificados, seja pela capacidade de influenciar a dinâmica dos fluxos econômicos locais. Registre-se, ainda, que atualmente são oferecidas mais de 750 vagas para cursos de museologia em 13 estados, ampliando anualmente o número de atores envolvidos diretamente com o campo museal.

Trata-se, portanto, de um setor que requer um evento de caráter nacional que possa discutir suas aspirações e as da sociedade em relação a ele, além de dar visibilidade ao seu dinamismo e riqueza, ressaltando seu papel no âmbito da política cultural no Brasil.

SERVIÇOS

Concerto da orquestra Nouvelle Europe
Data: 16 de setembro de 2012 - 17h
Local: Cine Teatro Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4668 / mimp.someluz@museus.gov.br
Entrada franca

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Assessoria de Imprensa
Bárbara Skaba
(24) 2245-7321
(24) 8146-8754

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações