quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AGENDA CULTURAL FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DE PETRÓPOLIS




PROGRAMAÇÃO CULTURAL SETEMBRO 2012

 Revista Petrópolis de setembro edição digital 
 http://fctp.petropolis.rj.gov.br/fctp/modules/mastop_go2/go2.php?tac=32

Cinema

Destaque
01 a 29/09 – Segunda a sexta-feira, às 19h e sábados, às 17h
Festival de Cinema Italiano
Parte da programação da Serra Serata – A Festa Italiana de Petrópolis, o Festival traz oito grandes produções cinematográficas sobre a cultura e a história da Itália, considerada um dos principais polos produtores de cinema do mundo.
Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni – Ingresso: gratuito

01, 03, 04 e 05/09 – Sábado, às 17h; segunda, terça e quarta-feira, às 19h
Agonia e Êxtase (Épico)
Indicado ao OSCAR de Melhor Fotografia e também citado como um dos melhores filmes do ano pelo National Board of Review este clássico de 1965 foca o renascimento italiano a partir da tensa relação entre o pintor Michelangelo e o papa Júlio II.
Direção: Carol Reed 
Classificação: 12 anos

06 e 08/09 – Quinta-feira, às 19h e sábado, às 17h
O Casamento (Drama)
Franco Elica é um cineasta preocupado com o casamento de sua filha com um católico extremista. Ele está filmando outra versão de I Promessi Sposi, mas um escândalo explode na produção e o obriga a fugir para a Sicilia, onde conhece o Sr. Palagonia que lhe propõe que filme o casamento de sua filha, mas enquanto Franco se prepara para dirigir o filme da cerimônia, se apaixona pela noiva.
Direção: Marco Bellocchio
Classificação: 16 anos

10, 11 e 12/09 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h
Segredos do Coração (Drama)
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhador de muitos prêmios no Festival de Veneza, Segredos do Coração é um filme emocionante e terno. Sabina (Giovanna Mezzogiorno) está feliz com seu trabalho e seu amor por Franco. Mas pesadelos começam a perturbá-la. Passo a passo, Sabina se lembra da sua infância passada numa família severa de classe média.
Direção: Cristina Comencini
Classificação: 14 anos

13, 14 e 15/09 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h
Sob o Sol da Toscana (Romance)
Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora que leva uma vida feliz em São Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma casa na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo livro. Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão.
Direção: Audrey Wells
Classificação: 12 anos

17, 18 e 19/09 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h
O Jardim dos Finzi-Contini (Drama)
O jardim de uma rica família de judeus italianos, os Finzi-Contini, foi o último símbolo de resistência usado pela jovem Nicole contra as leis anti-judaicas outorgadas pelo regime fascista, até que todos de sua família fossem presos. 
Direção: Vittorio de Sica
Classificação: 14 anos

20, 21 e 22/09 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h.
Baarìa - A Porta do Vento (Drama)
Escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore, Baarìa - A Porta do Vento é um filme autobiográfico, uma saga épica sobre a vida e a morte, amor e ódio, que acompanha 40 anos de história em uma vibrante cidade siciliana durante a primeira metade do século 20.
Direção: Giuseppe Tornatore
Classificação: 14 anos

24, 25 e 26/09 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h
A Noite de São Lourenço (Drama)
Na Itália, a noite de 10 de agosto é conhecida como Noite de São Lourenço, quando se vê o maior número de estrelas cadentes no céu. Em 1944, esse evento assume uma dimensão trágica no vilarejo de San Miniato, na Toscana, quando os ocupadores nazistas pretendem massacrar a população local. A única esperança de todos é lutar pela liberdade. Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes 1982.
Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani
Classificação: 14 anos

27, 28 e 29/09 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h
O Quarto do Filho (Drama)
Chamado um dia à escola de seu filho Andrea, acusado de roubar um fóssil do laboratório escolar, Giuseppe começa a questionar a educação que deu ao garoto e busca dar mais atenção a ele. Mas o destino parece não querer favorecer pai e filho, já que uma tragédia impedirá para sempre o estreitamento dessa relação. Filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes.
Direção: Nanni Moretti
Classificação: 14 anos


14/09 - Sexta feira, às 19h  
Cine 360º                                                                                                              
O Cinema360° celebra a 7ª arte com os filmes:
Coturnos e Bicicletas
Este filme, construído com trechos de filmes, imagens de arquivo e dramatização, foi realizado durante a Oficina do RECINE 2011.
Direção: Rodrigo Dutra
O veneno está na mesa
Filme-documentário aborda como a chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional.
Direção: Silvio Tendler                                                                                                                                                           Produção: Cinema360º                                                                                                                                Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre - Ingresso: gratuito

21/09 – Sexta-feira, às 19h30
No escurinho do cinema com Lacan – Repulsa ao Sexo
Considerado um dos melhores filmes de terror psicológico já realizado, Repulsa ao Sexo mostra uma mulher perturbada, mentalmente instável e reprimida sexualmente. Sozinha no apartamento de sua irmã, com problemas no trabalho e distante de sua melhor amiga, Carol Ledoux (Catherine Deneuve) passa a não diferenciar o delírio da realidade. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1965. Debatedora: Samantha Lagoeiro (Psicóloga, Participante do Fórum de Petrópolis) Coordenadora: Jociane Gatto Justen Coutinho (Membro da EPFCL/Brasil-Fórum de Petrópolis)
Direção: Roman Polanski
Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: 18 anos - Ingresso: gratuito

28/09 – Sexta-feira às 20h
Projeto Flamencos de Mi Sierra apresenta: Iberia
Inspirado no trabalho do compositor espanhol Isaac Albéniz, Iberia é um musical único, uma celebração que une a disciplina com o apaixonante Flamenco, música clássica, balé e dança contemporânea. Com os mais talentosos espanhóis da atualidade, Carlos Saura atinge não só o melhor de cada, mas eleva cada um a um nível muito alto. 
Direção: Carlos Saura                                                                                                                        
Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre – Ingresso: gratuito



Corpo e Mente
 
Todos os domingos, às 11h
Tai Chi Chuan - “A arte de cuidar da vida”.
 Arte milenar chinesa que visa o equilíbrio e a reintegração Homem-Natureza.
Grupo Gesto Cotidiano com a Professora Begoña Javarez
Parque Municipal de Petrópolis – Itaipava - Classificação: livre -
Aulas gratuitas

Todo 1º e 3º domingo, às 9h30
Todo dia é dia de Yoga
Aulas práticas abertas ao público, ao ar livre, onde são utilizadas técnicas respiratórias, exercícios psicofísicos de força e flexibilidade, técnicas de concentração, entre outros. Professor Fábio Goulart.
Mais informações: yogapetro@yahoo.com.br / (24) 8825 7791
Museu Imperial - Pátio/varanda lateral esquerda – Classificação: livre – Aulas gratuitas

Todas as segundas-feiras, às 9h
Cultura do Bem-Estar
Aulas de Tai Chi Chuan com o prof. Luciano Vasconcellos

Centro Cultural Estação Nogueira – Classificação: Livre – Aulas gratuitas

Segundas e quartas-feiras, das 8h às 8h30
Caminhada
Atividade promovida pelo Programa de Assistência Integral do Idoso (PAISI) da Secretaria Municipal de Saúde. Com Ana Lúcia Habib (fisioterapeuta gerontóloga)
Mais informações: (24) 8816-8832 / 2249-6006
Museu Imperial - Jardins e Pátio – Classificação: livre – Aulas gratuitas

Segundas e quartas, das 8h30 às 9h30
Alongamento
Atividade promovida pelo Programa de Assistência Integral do Idoso (PAISI) da Secretaria Municipal de Saúde. Com Ana Lúcia Habib (fisioterapeuta gerontóloga).
Mais informações: (24) 8816-8832 / 2249-6006
Museu Imperial - Jardins e Pátio – Classificação: livre – Aulas gratuitas

Todas as terças-feiras, às 09h30
Ginástica Chinesa do Dr. Zhuang Yuen Ming
Aulas ministradas pela Professora Sônia Pollaco
Palácio de Cristal - Classificação: livre – Aulas gratuitas

 

 

Dança


Sábados, às 15h e domingos, às 12h                                                                                               Dança Folclórica Alemã
Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Petrópolis se apresentam mantendo viva a tradição dos primeiros colonos.
Museu Imperial - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

01/09 – Sábado, às 20h   
Corpo e Cor
 O Stúdio Movimento Art & Cia, apresenta o espetáculo de dança Cor e Corpo brincando com as cores e ritmos, apresenta formas coreográficas nas modalidades de Danças Urbanas, Dança do Ventre, Jazz, Balé e Dança de Salão.                                                                                                                                   Produção: Academia Movimento Arte e Cia.                                                                                               Theatro D. Pedro – Classificação livre – Ingresso: R$ 24,00

15 e 16/09 – Sábado e domingo, a partir das 14h                                                                                                       21º Congresso Nacional de Dança de Petrópolis    
O Congresso chega a sua 21ª edição, atraindo dançarinos de todo o Brasil. Um verdadeiro intercâmbio cultural que movimenta a Cidade Imperial nos dois dias em que é realizado.
Produção: CAD – Centro de Artes e Dança Realce                                                                             Theatro D. Pedro – Classificação: livre – Ingresso: R$ 15,00

23/09 – Domingo, a partir das 11h                                                                                                                         Batalha B. Boy 2012  
Workshop de hip hop e gravação do programa Top Street Dance.
Produção: Top Street Dance                                                                                     
Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação livre – Ingresso: R$ 20,00

23/09 – Domingo, às 18h                                                                                                                         Um passo pela paz II  
De uma forma bem simples e criativa o projeto Step Up busca inovar a dança, principalmente, em Petrópolis. O evento contará com a participação das crianças da APAE e do Instituto Emmanuel para Surdos.
Produção:Step Up – Centro Cultural de dança                                                                                     
Theatro D. Pedro – Classificação livre – Ingresso: R$ 16,00

                                                                                                                                 
30/09 – Domingo às 18h30
Na dança
Neste ano de 2012, o tema principal, homenageia o Natal. Esse tema sugere a sociedade, uma reflexão para a valorização da vida, por meio de diferentes estilos e coreografias que retratam os tesouros dados por Deus, impulsionando e engrandecendo os valores, as formas, as cores e os sons que revelam o brilho natalino.
Produção: C.A. Bombahia
Teatro D. Pedro - Classificação livre - Ingresso: R$ 28,00


Eventos, Palestras, Congressos, oficinas e cursos


Todas as quintas, às 18h; sextas-feiras, às 14h e sábados, às 9h
Vigilantes do peso
Não viva de dieta. Viva melhor. O Vigilantes do Peso não ensina a fazer dieta. As reuniões semanais inspiram e ajudam a adotar um estilo de vida saudável para sempre. Uma proposta integrada que enfoca boas escolhas alimentares, hábitos saudáveis, ambiente de apoio e atividades físicas. Assista a uma reunião grátis. 
Rua 16 de Março, nº 415 - sala 101 – Ed. Fênix – Centro – Classificação: 10 anos – Maiores informações sobre adesão e planos de pagamento ligue 0800 726 6171 ou acesse www.vigilantesdopeso.com.br


Destaque
05 a 09/09
Serra Serata 2012 – A Festa Italiana de Petrópolis
Durante cinco dias, o Centro Histórico se transforma em um pedacinho da Itália, com shows, gastronomia, apresentações de danças folclóricas e muito mais.
Praça da Liberdade – Classificação: livre – Ingresso: gratuito

05/09 – Quarta-feira

19h - Abertura oficial com Autoridades

20h30 - Show Jerry Adriani
O consagrado cantor traz clássicos da música italiana e seus maiores sucessos em um show que promete emocionar o público.

06/09 – Quinta-feira

17h30 - Gran Circo Teatro Popular

18h30 - Grupo E La Nave Va
Com Roberto Perrota

20h30 - Petrópolis Danças Folclóricas
Danças Folclóricas Italianas

21h30 - Banda Fábrica
Cover Renato Russo

07/09 – Sexta-feira (Especial Dia do Brasil)

12h - Projeto Bossa na Rua
Com mais de dez anos de muita música, o grupo vem conquistando cada vez mais espaço em diferentes regiões devido ao seu seleto repertório que é composto com inúmeros sucessos da música popular brasileira.

14h30 - Grupo Marcos Guimarães Trio
MPB e pop-rock nacional.

17h - Nívea Seabra & Banda
Traz grandes sucessos canções de artistas nacionais e internacionais, tais como: Elis Regina, Carpinters ,Djavan Elton John ,entre outros.

18h30 - Gran Circo Teatro Popular

20h30 - Marco Lobo
Percussionista apaixonado pela pesquisa de sons e ritmos, Marco Lobo tem o experimentalismo como uma de suas marcas.
Programação especial SESI Cultural

08/09 – Sábado

12h - Banda Marcial

14h - Grupo de Dança Folclórica Italiana Tarantolato (MG)
Danças Folclóricas Italianas

15h30 - Banda Fábrica
Cover Renato Russo

18h - Felipe Schmit em Itália 2012
Clássicos da música italiana

20h - Gran Circo Teatro Popular

21h30 - Fred Rovella & Banda La Bella Itália
Show-man e compositor, Fred Rovella é figura obrigatória nas mais importantes festas italianas do Brasil. O show é composto de uma seleção que reúne os imortais sucessos do passado e as grandes tarantellas.

09/09 – Domingo

Alto da Serra

 10h30 – Missa Solene na Igreja de Santo Antônio

Praça da Liberdade

10h30 - Banda 1º de Setembro

12h - Petrópolis Danças Folclóricas
Danças Folclóricas Italianas

13h30 - Coral Municipal de Petrópolis

15h - Grupo E La Nave Va
Com Roberto Perrota

17h30 - Gran Circo Teatro Popular

19h -   Show Luiz Cezar
Cantor e apresentador de shows nacionais e internacionais traz o show Noite Italiana.


Destaque
06 a 16/09
Serra Wine Week 2012
Pelo 4º ano consecutivo, não vão faltar bons motivos para celebrar o encerramento do inverno com o Serra Wine Week que acontece de 06 a 16 de setembro. No evento, empreendimentos gastronômicos oferecem vinhos selecionados a preços especiais para seus clientes.
Um dos conceitos inovadores deste ano é promover a degustação com responsabilidade. Incentivando o distanciamento entre bebida e direção, vai ser possível desfrutar de um Wine Tour com motorista particular.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail eventos@bomtemporesort.com.br ou pelo telefone (24) 2222-9922.


Destaque
07, 12, 14, 26 e 28/09
SESI Cultural
Sucesso em 2011, o SESI Cultural é uma realização do Sistema FIRJAN – SESI/RJ em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo. Até dezembro acontecerão 40 grandes atrações da cena artística nacional, mescladas com talentos do universo musical de Petrópolis.
Produção: Viva Cultura Planejamento Cultural.

Confira a programação deste mês:

07/09 – Sexta-feira, às 20h
Marco Lobo (Show Musical)
Ver programação Serra Serata
Praça da Liberdade
Classificação: livre – Ingresso: gratuito

12/09 – Quarta-feira, às 15h
Dezenove não é vinte (Teatro infantil)
Uma mulher do século XIX é convidada por Albert Einstein à conhecer o século XXI e suas maravilhas futurísticas. Lá encontram uma mulher “atual”, com a qual fazem uma retrospectiva dos inventos, personalidades e fatos históricos.
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

14/09 – Sexta-feira, às 20h
Sandra de Sá (Show Musical)
Dona de uma das vozes mais marcantes do país, Sandra de Sá traz toda sua energia e musicalidade num show imperdível e repleto de sucessos para contagiar o público.
Theatro D. Pedro – Classificação: 16 anos – Ingresso: R$ 20,00   

26/09 – Quarta-feira, às 15h
A lenda do príncipe que tinha rosto (Teatro Infantil)
Através de várias linguagens cênicas a Artesanal Cia de Teatro apresenta a lenda de um príncipe que nasce com rosto numa terra de pessoas sem rosto e tem de viver sozinho numa torre escondido pelos próprios pais.
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

28/09 – Sexta-feira, às 20h
As Eruditas – Uma Comédia de Molière (Teatro Adulto)
Com personagens marcantes como o marido intimidado pela mulher, a socialite deslumbrada, o oportunista, entre outros, o autor consegue com levar a reflexão temas universais como a hipocrisia, a crueldade e outras fraquezas humanas.
Theatro D. Pedro – Classificação: 16 anos – Ingresso: R$ 15,00


08/09 – Sábado, de 09 às 12h
 Recreação Educativo Cultural
Atividades físicas em geral, procedimentos de saúde, tais como medição de pressão arterial e informações sobre alimentação saudável, em parceria com academias de ginásticas da cidade e a faculdade de Medicina de Petrópolis.
Produção: Empório Multimix
Parque de Itaipava – Classificação livre – Ingresso: gratuito

14/09 – Sexta-feira, às 19h
Prêmio Literarte de Cultura 
Cerimônia de Entrega do Prêmio Literário – Literarte 2012, cujo Patrono será Claudio de Souza. Idealizado pela LITERARTE – Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos, o Troféu é uma distinção feita no âmbito internacional à escritores, instituições e obras produzidas no ano anterior, sendo comprovadamente o mais magnífico resultado dentre os avaliados. O evento é organizado por Izabelle Valladares e Dyandreia Portugal, Presidente e Diretora respectivamente da entidade, e recebeu total apoio da Fundação de Cultura e Turismo.  Após a cerimônia, os participantes se dirigirão ao Centro de Cultura Raul de Leone para a abertura da Exposição "Petrópolis - Cidade Imperial" dos Artistas Plásticos associados da Literarte, sob curadoria de Tânia Leal.
Palácio de Cristal – Classificação: livre – Ingresso: gratuito


Destaque
25 a 30/09
6ª Primavera dos Museus
O Museu Imperial/Ibram irá participar da Primavera dos Museus, evento que acontece anualmente no início da primavera em instituições museológicas de todo o país. Este ano, a sexta edição traz como tema: “A Função Social dos Museus”.
Durante a semana, o Museu Imperial oferecerá atividades gratuitas e as atividades que já ocorrem regularmente, como os espetáculos "Som e Luz" e "Um Sarau Imperial", terão ingressos promocionais, e a visitação será gratuita em dois dias.
Museu Imperial e Casa de Cláudio de Souza – Classificação: livre

Confira a programação completa:

25/09 - Terça-feira

14h30 - Contação de história
Atividade voltada para deficientes visuais e auditivos.
Biblioteca Rocambole – Ingresso: gratuito

15h - Joalheria brasileira – séculos XVIII e XIX
Visita temática ao Museu Imperial, com Aline Maller
Palácio Imperial – Ingresso: R$ 8,00 (referente ingresso do Museu)

26/09 - Quarta-feira

9h  e 14h - O Museu que não se vê
Visita aos Setores técnicos do Museu Imperial.
Local de concentração do grupo: Sala Multimídia – Ingresso: gratuito, mediante agendamento pelo telefone (24) 2245-4668

11h às 18h - Visitação gratuita ao Museu

15h - Música no século XIX
Visita temática ao Museu Imperial, com Thais Martins
Palácio Imperial – Ingresso: gratuito

18h - Roda de leitura "A função social do livro através da obra de Cláudio de Souza e Lygia Bojunga"
Com mediação da pedagoga Francisca Valle, a atividade abordará as obras “A luta das gerações”, de Cláudio de Souza, e “Feito à mão”, de Lygia Bojunga.
Casa de Cláudio de Souza – Ingresso: gratuito


27/09 - Quinta-feira

15h - Usos e costumes no século XIX, com Bárbara Skaba
Visita temática ao Museu Imperial.
Palácio Imperial – Ingresso: R$ 8,00 (referente ingresso do Museu)

15h - Uma tarde com a Família Imperial
Atividade educativa em que as crianças entrevistam um membro da família imperial. O convidado desta edição será d. Manuel de Orleans e Bragança.
Sala Multimídia – Ingresso: gratuito (somente para escolas agendadas)
Agendamento: (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h


28/09 - Sexta-feira

11h - Oficinas para crianças:

Iniciação musical com Carolina Knibel e Thais Martins
Sala da Batalha de Campo Grande

Arranjos florais com Claudia Costa
Pátio Lourenço Luiz Lacombe
Ingresso: gratuito (somente para escolas agendadas)
Agendamento: (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h

15h - Insígnias imperiais
Visita temática ao Museu Imperial, com Maurício Vicente Ferreira Jr.
Palácio Imperial – Ingresso: R$ 8,00 (referente ingresso do Museu)

29/09 - Sábado

18h - Tributo a Dias Gomes
Homenagem aos 90 anos do nascimento de Dias Gomes, apresentada pelo Quarteto Legatto, do qual faz parte Denise Emmer, filha do escritor e dramaturgo.
Casa de Cláudio de Souza – Ingresso: gratuito

30/09 - Domingo

11h às 18h - Visitação gratuita ao Museu

Eventos permanentes com preços promocionais

26 a 29/09 – Quarta-feira a sábado, às 20h
Som e Luz
Através de efeitos especiais de sonorização e iluminação, o espetáculo leva o público a uma viagem ao século XIX.
Jardim do Palácio - Ingresso: R$ 5,00

28 e 29/09 –Sexta-feira e sábado, às 18h30
Um Sarau Imperial
Dramatização que recria um sarau oferecido pela princesa Isabel em 1878.
Sala da Batalha de Campo Grande - Ingresso: R$ 5,00


Exposições


Exposição permanente – Terça-feira a domingo, de 10h às 19h
Ateliê Sonia Maria Artes
Pinturas, desenhos e gravuras da artista plástica que sempre se dedicou à uma busca constante do belo nas diversas técnicas utilizadas
Ateliê Sonia Maria Artes – Av. Country Club, 2360 – Calembe – Nogueira – Visitação mediante agendamento prévio: tel: (24) 2221-6393

Exposição permanente – Diariamente, de 10h às 16h
Associação Artesanato Petrópolis
Criada em 2007, com o objetivo de levar o melhor do artesanato em Petrópolis, a Associação oferece através de 30 artistas, trabalhos diversificados, únicos e todos feitos a mão.
Centro de Informações Turísticas Pórtico do Quitandinha - Avenida Ayrton Senna, s/nº

Exposição permanente – Terça-feira a sábado, de 11h às 17h; domingos e feriados, de 10h às 17h
A.A.P.P.  - Associação dos artistas plásticos de Petrópolis
Desde 2011 a A.A.P.P. em parceria com a Fazenda da Samambaia, promove exposições de 18 artistas da cidade, através de telas com temática variada em várias técnicas como: óleo sobre tela, acrílica sobre tela, técnica mista, desenhos e lápis de cor sobre papel. O objetivo é divulgar os artistas e suas obras, além de tornar a Fazenda um polo de cultura na cidade.
Mais informações: www.isca.org.br ou Tel.: (24) 2242 34 78
Fazenda da Samambaia - Estrada da Samambaia, nº 138 – Classificação: livre – Ingresso: gratuita (dias úteis) e R$ 5,00 (fins de semana e feriados)

Até 30/09 –Terça-feira a domingo, de 9h às 18h                                                                                                                                                             XII Exposição de Orquídeas e Bromélias                                                                                
Construído para ser uma grande estufa de flores, o Palácio de Cristal volta a receber duas das mais belas plantas de nossa região: as Orquídeas e as Bromélias. Com a participação dos Orquidários e Bromeliários: GPO– Grupo Petropolitano de Orquidófilos, César Suypeene, Serrano, Vale das Videiras e Averaldo Alves
Abertura oficial no dia 01/08 com a apresentação do Coral Municipal de Petrópolis.                                                                                                                       Palácio de Cristal – Classificação livre –Ingresso: R$ 5,00


Até 30/11 – Segunda a sexta-feira, das 9 às 21h, e sábados, das 9 às 18h
280 dias: adolescência e gravidez
A mostra 280 dias: adolescência e gravidez, retrata de forma interativa e intrigante o universo de jovens grávidas, através de painéis, maquetes, esquemas de sonorização, peças anatômicas, imagens e recursos artístico-didáticos, que provocam surpresa e reflexão sobre o processo de adolescer e engravidar.
Centro Cultural FASE-FMP - Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro – Censura: livreIngresso: gratuito

08 a 30/09 – Terça-feira a domingo, de 13h às 18h                                                                                     1ª Exposição de artes da Literarte Petrópolis Cidade Imperial   
Serão expostas as obras artísticas e literárias premiadas no prêmio Literarte. Idealizado e instituído pela LITERARTE – Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos.
Curadoria: Tânia Leal                                                                                                                            Galeria Djanira – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre – Ingresso: gratuito
                                                                                                                                             
08 a 30/09 – Terça-feira a domingo, de 13h às 18h                                                                                         Fará Arte     
O artista intitula-se um pesquisador de novos rumos e aprimoramentos, utilizando em sua técnica: cola, massa corrida, tinta e verniz sob amadeira. Materializa sua arte contemporânea discutindo movimento cor e textura. 
Galeria Van Dijk – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre - Ingresso: gratuito                                                                


14/09 – Sexta-feira, de 13h às 18h
Exposição de livros de Logosofia
A Fundação Logosófica, (em prol da superação humana), promove uma exposição de livros com os mais diferentes temas. Aproveite para acessar o site www.logosofia.org.br e pedir gratuitamente o livro “Curso de Iniciação Logosófica”.
Produção: Centro de divulgação e informação Logosófica
Hall de entrada da Biblioteca Gabriela Mistral – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre - Ingresso:gratuito

                                                                                                                                                  Espetáculos

Quintas, sextas-feiras e sábados, às 20h
Som e Luz
Fatos marcantes vividos na segunda metade do Século XIX pela Família Imperial brasileira, através de um espetáculo que mostra momentos da História do Brasil, com efeitos especiais de iluminação, sonorização e cenografia.
Museu Imperial - Ingressos: Adultos: R$ 20,00 - Estudantes e professores e idosos +60 - R$ 10,00 – Menores de 7 anos e Idosos +80 – GRATUITO - Pacote familiar: 2 adultos + 2 estudantes ou 2 idosos=R$ 50,00
Ingresso Promocional para Moradores e Petropolitanos mediante identificação (Identidade/Comp. Residência) - SOMENTE ÀS SEXTAS-FEIRAS: R$ 5,00.
Apresentações especiais para empresas/grupos - Reservas: someluz@museuimperial.gov.br ou pelo telefone (24) 2245-4668.


Sextas e sábados, às 18h30
Um Sarau Imperial
Dramatização interativa que tem como personagens a princesa Isabel, suas amigas Amandinha Paranaguá (baronesa de Loreto), Condessa de Barral, Adelaide Taunay e o professor de música da princesa, Isidoro Bevilacqua, que recebem convidados especiais para uma reunião social. 
Museu Imperial – Classificação: Livre - Ingressos: Mediante agendamento prévio (24) 2245-4668. Mínimo de 100 pessoas. Adultos R$ 10,00 - Estudantes, professores e idosos +60 R$ 5,00.


Festas e Bailes


12/09 - Quarta-feira, às 15h                                                                                                                                Baile da Feliz Idade com a  Banda Pássaro de Prata                                                                                               Tradicional baile direcionado às pessoas acima de 55 anos. Com apresentações especiais de bandas locais.
Petropolitano F.C. – Av. Roberto Silveira, nº. 82 - Centro – Ingresso: gratuito

26/09 - Quarta-feira, às 15h                                                                                                                                   Baile da Feliz Idade com a  Banda Pássaro de Prata                                                                                                                           Tradicional baile direcionado às pessoas acima de 55 anos. Com apresentações especiais de bandas locais.                                                                                                                                   
Esporte Clube Pedro do Rio – Estrada União Indústria nº. 19.574 – Itaipava – Ingresso: gratuito


Música

07/09 – Sexta-feira, às 20h
Duoaf e banda
A banda formada por Felipe Pimenta (Sax e Flauta) e Alex Oliveira (Teclado) traz clássicos do MPB, rock, Samba entre outros em instrumental. Participação dos músicos: Manoel Pessoa (Bateria); Leo Chocolate (Guitarra); Caio Ferreira (Teclado e Efeitos); Elias (Baixo); Wesley Costalonga (Trombone) e Romulo Ornelas (Trompete).
Produção: Duoafi
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre – Ingresso: R$ 10,00

08/09 – Sábado, às 19h
Show Banda Mukirana Jones
Após nove anos, a Mukirana Jones está de volta com nova formação: Fábio Dias (vocal), Renato Leite e Pierre Nahn (guitarras), Alexandre Silva (contra-baixo) e Fábio “Passarinho” (bateria). O show terá em seu repertório influências de Beatles, Foo Fighters, Oasis, Eric Clapton, Barão, Titãs, Celso Blues Boy, O Rappa, Pearl Jam, Pink Floyd, Stones, entre outros.
Produção: Carlos Kochem
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre – Ingresso: R$ 15,00

Destaque
08, 15 e 22/09– Sábados, às 20h
Projeto Som & Cristal
Um dos monumentos mais famosos de Petrópolis – o Palácio de Cristal – serve de palco para apresentações musicais de artistas locais, fomentando a cultura petropolitana e oferecendo ao público o melhor da MPB, do chorinho, da música clássica e contemporânea.
Palácio de Cristal – Classificação: livre – Ingresso: gratuito

Confira a programação deste mês:

08/09
 O canto da América do Sul
O show visa contar a História da América do Sul através da música de diversos compositores como: Victor Jara, Violeta Parra, Sérgio Ricardo, Caetano Veloso, Chico Buarque, dentre outros, permeados por poemas de Cecília Meireles e Pablo Neruda. Com: Sérgio Marques (voz), João Gabriel de Oliveira (flauta), Jean Starneck (violão) e Dino Fernandes (percussão).
Produção: Sérgio Marques Corrêa Junior

15/09
Sopros e Percussão
O espetáculo será direcionado a execução de temas variados com ênfase em temas brasileiros, nos ritmos: samba, choro, bossa nova e festivais da canção. Já nos temas internacionais o grupo passeia por temas de filmes conhecidos pelo público.
Produção: Robson Silva Mello

22/09
Duo Menezes
Composto por Ana Sampaio (voz) e Guto Menezes (violão, cavaquinho, viola caipira e guitarra), o Duo apresenta um show alegre e audacioso com um repertório que prima tanto pelos grandes nomes quanto por novos talentos da música do Brasil e do mundo, numa mistura de samba, bossa, jazz, blues, baião e world music.
Produção: Ana Cristina Menezes
     
09/09 - Domingo, às 10h30
Banda 1º de Setembro
Apresentação da tradicional Banda de Cascatinha fundada em 1910.
Regente: Dr. Clever Costa
Praça da Liberdade – Classificação: livre – Ingresso: gratuito
   
09/09 – Domingo, às 10h30                                                                                                                                  Apresentação da Banda Euterpe
Banda tradicional da Cidade, que faz diversas apresentações itinerantes.
Praça Luiz Furtado da Rosa - Corrêas -
Classificação: livre – Ingresso: gratuito
                                    
                                      
10/09 – Segunda-feira, às 20h
Grupo Cantilena Ensemble
Formada por nove músicos com ampla experiência no cenário da música erudita do país o Cantilena apresenta um concerto com projeções que remeterão aos períodos históricos das músicas. Além disso, para cada período, serão ressaltados nas projeções acontecimentos importantes no Brasil.
Produção: Thema Soluções Artísticas
Theatro D. Pedro - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

13/09 – Quinta-feira, às 19h
Petrópolis em Serenata
Homenagem ao cantor Antônio Vicente Filipe Celestino.
Quarteirão Bananeira - Classificação: livre – Ingresso: gratuito



16/09 – Domingo, às 11h30
Coral Municipal de Petrópolis
Apresentação de repertório sacro, com compositores variados.
Regente: Maestro Paulo Afonso
Catedral São Pedro de Alcântara – Classificação: livre – Ingresso: gratuito

16/09 – Domingo, às 17h
Orchestre de Chambre Nouvelle Europe
A orquestra reúne jovens músicos de toda a Europa que compartilham  habilidades musicais e técnicas e estão iniciando carreiras internacionais como solistas e músicos de câmara. Criado em 2002 por Nicolas Krauze, seu diretor musical principal, a Orchestre de Chambre Nouvelle Europa já realizou mais de 200 concertos por toda a Europa nas mais prestigiadas salas e festivais.
Produção: Thema Soluções artísticas
Museu Imperial – Classificação livre – Ingresso: gratuito

18/09 – Quarta-feira às 19h
5 anos Programa Simplesmente elas
O evento tem como objetivo divulgar a cultura local, recebendo artistas petropolitanos e de outras cidades, alguns com repercussão nacional e internacional, fazendo a interação entre os mesmos.
Produção: Tv Cidade Petrópolis
Theatro D. Pedro – Classificação livre – Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

27/09 – Quinta-feira, às 19h
Petrópolis em Serenata
Homenagem a cantora Maria da Paz Gomes (Waleska).
Bairro Itamarati - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

27/09 – Quinta-feira, às 20h
Serenata Imperial
O projeto Serenata Imperial fundado em maio/1997 tem o objetivo de resgatar a música de boa qualidade e grandes nomes da MPB. Músicos e seresteiros caminham juntos através dos tempos, com o propósito de surpreender, emocionar, satisfazer e tornar inesquecível este momento. Ao longo desses anos o projeto já visitou algumas outras cidades levando esse trabalho.
Palácio de Cristal – Classificação: livre – Ingresso: gratuito


Teatro

09/09 – Domingo, às 19h  
Tempos de indigência regados a talento 
Duas mulheres e o passado, duas catedráticas, e a vida dura nas ruas cariocas, duas mulheres no presente e no futuro de uma cidade babilônica e maravilhosa. Um homem, sua musculatura e sua naturalíssima atividade, sua excelência ao se exercitar. Indigentes, que lutam pelo sonho, em um país recheado de “mulheres frutas” e de “músicas” sem nexo... Eles desafiam a corrente do marketing e dançam, cantam, poetando e rodopiando em um musical reverente ao belo, e uma empresária surpreendida na plateia.  Que os leva ao lugar de direito ao Estrelato.
Produção: Atemporais
Teatro Afonso Arinos - Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre                       Ingresso: R$ 15,00

Destaque
12 a 16/09
VIII Mostra de Teatro de Petrópolis
Espetáculos infantis, teatro adulto, teatro para a terceira idade, oficinas, performances, leitura dramatizada à primeira vista, “canjas” musicais e confraternização entre os artistas locais.  A VIII Mostra de Teatro abre um espaço de diversão e reflexão para o público, garantindo o acesso a todas as pessoas, e tudo com preço popular! Participe!
Produção: Segmento de Teatro do Conselho Municipal de Cultura
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni – Ingresso: R$ 10,00

Confira a programação:

12/09 – Quarta-feira

11h - Café com Artistas e Mídia local

17h30 - Oficina: Expressão corporal
Recordando o corpo com Laell Rocha
Classificação: a partir de 12 anos

20h -  Abertura oficial  com a peça:  Obsessão
Comédia Passional conta a história da rivalidade de toda uma vida entre duas mulheres. A trama mostra do que uma ex-amiga é capaz ao tentar de todas as formas, e ainda contar com algumas armadilhas do destino, para se vingar de uma traição. O elenco conta com os atores Ana Baird, Antonio Fragoso, Carla Faour, Celso Taddei e Daniel Belmonte, sob a direção de Henrique Tavares.
Produção: SESI Cultural
Classificação: 16 anos

13/09 - Quinta-feira

15h30 - O Menino que virou anjo (Teatro Infantil)
História de um menino santo que mora numa cidadezinha do Sertão Nordestino que nem no mapa aparece. Como toda criança tem um amigo invisível chamado Chico, e vive sonhando em visitar a lua. Acaba descobrindo as coisas da cidade grande através de um viajante cigano que lhe conta sobre as grandes cidades, que ele apelidou de cidade luz.
Produção: Corpo em Cena - Ponto de Cultura Terreiro Cultural
Classificação: livre

17h - Oficina Experimentando Teatro
Com o Grupo Pessoal Aí
Classificação: a partir de 13 anos

20h - Casa do Rádio
Duas irmãs descobrem em um anúncio de jornal estar à venda a centenária casa onde passaram a infância. Movidas  pelo desejo de reaver o patrimônio da família retornam, e através de saudosas lembranças revivem a famosa “era do rádio”.
Adaptação e direção: Regina Guimarães
Produção: Grupo de teatro 3ª idade SESI- Petrópolis
Classificação: 10 anos

14/09 - Sexta-feira

11h - EMI em CENA
Com os alunos de Comunicação do CENIP
Coordenação: Prof. William
Classificação: 12 anos

15h30 - Himmelsrichtungen (Direções do Céu) 
Este espetáculo é inspirado na trajetória dos alemães que aqui chegarem no século XIX. Dando um enfoque à poesia, à música, ao folclore e aos contos de fadas oriundos da Alemanha, o espetáculo,  através da ludicidade dos três personagens palhaços, mescla o trágico e o cômico, utiliza vários recursos, fazendo com que o público embarque numa viagem muito além de Alemanha/ Brasil e reflita sobre suas vidas.
Produção: Teatro Circense Andança
Classificação: livre

17h - Oficina de improvisação  Teatral
Com Pedro Reis
Classificação: a partir de 13 anos.

20h - O Trombone e o Fuzil
Uma releitura dos tempos da ditadura no Brasil e em Petrópolis.
Produção: Grupo Pessoal Aí
Classificação: 14 anos

15/09 - Sábado

11h - Oficina: Contação de história
Com Alaide Guedes
Classificação: livre.

16h - O Cavalo Transparente (Teatro Infantil)
Musical infanto-juvenil que reúne lirismo, magia, aventura e o característico humor de Sylvia Orthof. O texto foi inspirado num trecho de uma poesia de Fernando Pessoa que diz: "Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal".                                   
Produção: Teatro do Livro Aberto
Classificação: livre.

20h - Quero Voltar pra Casa
É a história de cinco cidadãos comuns, que após sofrerem graves acidentes de carro, acordam numa pousada, onde são tratados com muito carinho. Depois de curados eles querem voltar para suas casas, suas vidas, mas não encontram o caminho de volta. Auxiliados pelo administrador da pousada, os cinco, ao mesmo tempo em que dividem seus conflitos íntimos com a plateia, vão, pouco a pouco, descobrindo o real significado do lugar que os acolhe. Uma história contada de forma emocionante e divertida.  A direção é do encenador gaúcho Vagner Souza.
Produção: UMEP
Classificação: 16 anos

16/09 - Domingo

15h - Fala Sério!
A peça é uma mistura divertidíssima de comédia e fatos cotidianos de adolescente e suas histórias com as respectivas mães, suas descobertas amorosas desde a infância até o fim da adolescência, o primeiro amor, o primeiro beijo e as (várias) roubadas em que um adolescente pode se meter.
Produção: Teatro Arte na Avenida
Classificação: 10 anos

18h - Leitura à primeira vista
Interação entre artistas
Classificação: livre

19h30 – Encerramento
Canja musical com banda local
Classificação: livre

20 a 22/09 – Quinta-feira a sábado, às 20h
1º Festival de Esquetes de Petrópolis
O Festival tem como finalidade incentivar a criação teatral, a formação de plateia, a difusão de valores culturais, artísticos, sociais, além de democratizar o acesso ao teatro e demais expressões artísticas, através de suas atividades: “Mostra FEESPE”, Oficinas”, debate”, “FEESPE Bistrô” e "Sarau de Poesias", além dos esquetes concorrentes e convidados.
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre – Ingresso: R$ 10,00

          

Teatro Infantil
02/09 – Domingo, às 16h                                                                                                                          Princesas e heróis 
Charada, o famoso vilão do Batman, elabora um plano para acabar com a magia das histórias e a ilusão das crianças fazendo com que os Heróis desapareçam. Para impedi-lo, Batman conta com a ajuda de uma Princesa. Nada mais nada menos que Branca de Neve, que vai levando o público a passar por todas as histórias: Aladim, A Pequena Sereia, Hércules, A Bela e a Fera, além dos heróis Ben 10 e Super Homem. Um espetáculo completamente interativo.
Produção: Petrópolis em Cena - Produções Culturais                                                                                                                                       Theatro D. Pedro – Classificação: livre – Ingresso: R$ 40,00

18 e 19/09 – Terça e quarta-feira, às 14h, 15h e 16h
Super Prefeito
Neste divertido espetáculo a turma da Deni Danada descobre através de uma engraçada “batalha nas urnas” o grau de responsabilidade de um prefeito. Mais do que isso: de uma maneira leve, divertida e apartidária os pequeninos são convidados a uma reflexão sobre o poder do voto consciente e a árdua tarefa de escolher um bom candidato. Diversão garantida em uma montagem repleta de musicalidade, humor e cidadania.
Produção: Projeto Cultural Atitude
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni Classificação: livre – Ingresso: R$ 10,00


19/09 – Quarta-feira, às 15h                                                                                                                         
As aventuras do Sítio do Pica Pau Amarelo
Que tal se aventurar com a Cuca, rir com a boneca Emília, se deliciar com a Dona Benta e todos os outros personagens do Sítio numa divertida festa? A Cia Faz assim, que assina a realização de espetáculos de sucesso na cidade como “Princesas e Heróis”, “As Férias do Scooby Doo” e “Enrolados” apresenta em Petrópolis o espetáculo infantil “As aventuras do Sítio do Pica Pau Amarelo.
Produção: Petrópolis em Cena - Produções Culturais                                                                                                                                       Theatro D. Pedro – Ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 15,00 (alunos do projeto escola, grupos e clientes Unimed Petrópolis)



Eventos com cobrança de ingresso – 50% de desconto para estudantes e maiores de 65 anos. Qualquer alteração nos eventos divulgados é de responsabilidade de seus organizadores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações