terça-feira, 3 de julho de 2012

CASA CLAUDIO DE SOUZA E MUSEU IMPERIAL

1 - Casa de Cláudio de Souza realiza última roda de leitura da temporada
2 -  No mês das férias, biblioteca infantil do Museu Imperial oferece atividades para crianças

1 - Casa de Cláudio de Souza realiza última roda de leitura da temporada

Na próxima sexta-feira, 06 de julho, às 18h, acontece a última roda de leitura da temporada na Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram). Realizado em parceria com a Fundação Cultural Lygia Bojunga e a Academia Petropolitana de Educação, o evento tem entrada gratuita.

Este será o quinto e último encontro de uma série que abordou livros e contos de Lygia Bojunga. Segundo a pedagoga Francisca Valle, coordenadora da Fundação Cultural Lygia Bojunga, a avaliação é bastante positiva.

As leituras foram muito divertidas e enriquecedoras. Os grupos têm sido variados: jovens, idosos, professores, crianças, mães e interessados em literatura de forma geral, todos muito interessados, levando novos livros para ler em casa e comentando os lidos no encontro. O mais interessante é que alguns já eram leitores de Lygia Bojunga, mas outros nem a conheciam”, afirmou.

Ainda de acordo com a pedagoga, o ambiente foi fundamental para o sucesso dos eventos. “Muito importante neste trabalho, dando o clima necessário para a leitura, foi o espaço da Casa de Cláudio de Souza, pela sua beleza, ambiente acolhedor e a receptividade de todos os seus funcionários”, declarou.

Para a próxima temporada, será feita uma pesquisa com os participantes das rodas de leitura já realizadas para definir se será dada continuidade à obra da escritora, homenageada do ano, ou se serão inseridos outros autores. Também será decidido quando terão início os novos encontros.

A escritora Lygia Bojunga foi escolhida para ser homenageada devido à sua contribuição para a literatura brasileira. Além disso, 2012 é um ano especial para ela, que completa seus 80 anos de idade, os 40 anos da publicação de seu primeiro livro (Os Colegas), os 30 anos do recebimento da Medalha Hans Christian Andersen (considerado o prêmio mais importante do mundo em literatura infanto-juvenil) e os 10 anos de criação da sua editora, a Casa Lygia Bojunga.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, nº 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações, entre em contato através do e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br ou do telefone (24) 2245-3418.

SERVIÇOS

Roda de leitura com a obra de Lygia Bojunga
Datas: 06 de julho – 18h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada: gratuita
Informações: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial

Assessoria de Imprensa
Bárbara Skaba
(24) 2245-7321
2 - No mês das férias, biblioteca infantil do Museu Imperial oferece atividades para crianças
 
A biblioteca infantil Rocambole, do Museu Imperial/Ibram, oferecerá uma programação especial para o mês de julho. Devido às férias escolares, uma parte das atividades será aberta não apenas a escolas agendadas, mas a todos os interessados em trazerem filhos e parentes.
 
As ações exclusivas para escolas acontecerão em cinco dias. Em 04 e 11 de julho, às 15h, será realizada a contação de história do livro “João e o Pé de Feijão”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Em seguida, as crianças poderão conhecer o acervo da biblioteca infantil.
 
No dia 05, às 14h30, haverá “Hora do Conto” com o livro “Maria-vai-com-as-outras”, da premiada escritora carioca Sylvia Orthof. Após a leitura, os alunos participarão de uma oficina criativa.
 
Em 06 de julho, às 14h, a leitura será com o livro “Essa rua é nossa – Aprendendo a conviver no espaço público”, de Beatriz Meirelles. Com ilustrações divertidas de Ivan Zigg e um texto dinâmico, a obra aborda uma das temáticas mais importantes de construção de valores em sociedade: o respeito. A contação será seguida de leitura espontânea na biblioteca Rocambole.
 
A última atividade exclusiva para grupos escolares será a “Hora do Conto” do dia 12, às 14h30. As crianças conhecerão a história do livro “Flicts”, de Ziraldo, e participarão de oficina criativa.
 
As escolas interessadas em participar devem realizar o agendamento no telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta, das 11h às 17h. As atividades são gratuitas.
 
Ao longo do mês, a biblioteca Rocambole terá ainda outras quatro atividades abertas à população. Nesses casos, as escolas também podem agendar participação, mas, além dos alunos, podem comparecer quaisquer interessados.
 
A leitura do livro “Essa rua é nossa – Aprendendo a conviver no espaço público”, que será somente para grupos escolares no dia 06, será realizada novamente em 18 e 27 de julho, às 14h, dessa vez com acesso livre.
 
Já nos dias 20 e 25, os pais poderão levar os filhos para assistirem à animação “Up – Altas Aventuras”, a partir das 13h30. Produzida pela Disney Pixar, o filme é uma comédia de aventura sobre Carl Fredricksen, um vendedor de balões de 78 anos que parte em uma grande aventura depois de prender milhares de balões à sua casa e voar para as florestas da América do Sul. Mas ele descobre que um menino de oito anos, otimista e explorador da natureza, embarca junto com ele nessa viagem.
 
Além das ações educativas, a biblioteca infantil também está aberta a consultas e empréstimos, mediante um cadastro gratuito. Os horários de funcionamento para leitura espontânea são às terças-feiras, das 14h às 17h, e de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h. O acervo é composto de mais de 400 obras, entre as quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas e DVDs.
 
A Rocambole possui ainda o blog http://bibliotecarocambole.blogspot.com, no qual é possível conhecer a programação e informações sobre funcionamento e acervo, além de acessar conteúdos educativos para as crianças.
 
SERVIÇOS
 
Biblioteca Rocambole
Funcionamento em julho:
Consultas e empréstimos: terça-feira, das 14h às 17h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162 (Biblioteca)
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (Setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com
 
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC
 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
 
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
 
Assessoria de Imprensa
Bárbara Skaba
(24) 2245-7321
mimp.imprensa@museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações