quarta-feira, 10 de abril de 2013

Nanotecnologia - Evolução e Perspectivas

Dia 18/04 - 10:00 h


O que aconteceria se pudéssemos mover os átomos?
Esta foi a pergunta feita durante uma palestra para a Sociedade Americana de Física em 1959, pelo físico norte-americano Richard FEYNMAN (1918-1988). Essa ideia era muito avançada para época e somente após trinta anos de estudos e pesquisas a pergunta de FEYNMAN toma forma na ciência do "muito pequeno", a nanotecnologia.
Com o tema: “Nanotecnologia - Evolução e Perspectivas" o Doutor Helcio ORLANDE, chefe do Laboratório de Transmissão e Tecnologia do Calor da Coppe/UFRJ, falará sobre os recentes avanços tecnológicos que permitiram o desenvolvimento de diversos dispositivos em escalas micrométricas, bem como a utilização da nanotecnologia, para intensificação de processos de transferência de calor.
A palestra, que acontecerá no dia 18 de abril às 10:hs, terá um caráter informativo, no sentido de esclarecer sobre o papel da Nanotecnologia na modernidade. Serão apresentados, também, estudos realizados para a caracterização e testes de micro fluidos, bem como para o desenvolvimento de micro dispositivos de transferência de calor e massa. Exemplos práticos serão apresentados, como no resfriamento de equipamentos eletrônicos, na produção de biodiesel, na intensificação da transferência de calor por convecção e no tratamento de tumores por hipertermia (aumento da temperatura normal corporal, superior a 40ºC).
Professor Helcio ORLANDE possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Mecânica - North Carolina State University. Prof. ORLANDE tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Transferência de Calor e Máquinas Térmicas, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos analíticos, numéricos e híbridos para a solução de problemas diretos e inversos em transferência de calor e massa.
Não perca esta interessante palestra e a oportunidade de agregar novos conhecimentos. O evento acontecerá no auditório do LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica - e é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas para todas as palestras e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br
Ou pelos telefones (24) 2233-6039 - (24) 2233-6101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações