Agenda Petrópolis Por Monica Valverde
Matéria Face book: https://www.facebook.com/monica.valverde.9/media_set?set=a.1240781412624613.1073742203.100000782970424&type=3
Aconteceu no dia 08 de fevereiro de 2017 na Câmara dos Vereadores de Petrópolis, RJ, a reunião de alguns representantes da cultura negra da cidade com a vereadora Gilda Beatriz que é Presidente da Comissão de Defesa da Educação de Petrópolis.
O objetivo principal do encontro foi tratar sobre a aplicação da lei federal 10.639 que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro brasileira nas escolas.
A vereadora ouviu atentamente o grupo e se comprometeu a lutar por essa questão.
Além desse assunto de maior relevância, vários outros foram abordados com por exemplo:
Capacitação dos profissionais de educação para que a lei seja aplicada com eficiência e eficácia.
Inclusão da capoeira nas oficinas gratuitas que serão realizadas na Casa Barão de Mauá.
http://e-tribuna.com.br/oficinas-gratuitas-casa-educacao-visconde-maua.
Estavam presentes a reunião:
Adriana Rangell Adriana Souza Cassia Hammes Monica Valverde Nilson Siqueira da Silva Simone, alem da advogada e do assessor da vereadora.
Sobre a Lei 10.639
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário