terça-feira, 5 de novembro de 2013

CASA CLAUDIO DE SOUZA - MUSEU IMPERIAL - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO

1) Museu Imperial oferece entrada gratuita no Dia Nacional da Cultura 
05 de novembro, o Museu Imperial/Ibram oferecerá entrada gratuita a todos os visitantes, em homenagem ao Dia Nacional da Cultura. A visitação ocorrerá no horário normal, das 11h ás 18h.


2) Casa de Cláudio de Souza recebe o encontro cultural “Com rima vai bem, sem rima também”
13 de novembro, às 10h. O evento faz parte do projeto “Com rima vai bem, sem rima também", que leva o nome de um dos livros das poetisas Kátia Vieira Silva e Lindalva de Barros Rathke. Na ocasião, elas irão lançar em Petrópolis o livro de poesia “Amor Bilíngue”, lançado na última Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.


3) Casa de Cláudio de Souza oferece evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu Imperial/Ibram) recebe, no dia 18, a IV Caravana Itinerante de Direitos Humanos, com o tema “Consciência Negra - Resistência e Cultura”. O evento acontece das 18h30 às 22h, com entrada franca.


4)  Museu Imperial recebe simpósio de Cartografia Histórica

De 25 a 28 de novembro, o Museu Imperial recebe o V Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica. O evento, que acontece a cada dois anos, alternadamente, no Brasil e em Portugal, reúne pesquisadores, professores e estudantes empenhados no conhecimento, estudo e divulgação da Cartografia Histórica.


5) Casa de Cláudio de Souza recebe palestra “Meditação na Ação - Karma, Renascimento e Mandala”

1) Museu Imperial oferece entrada gratuita no Dia Nacional da Cultura

Na próxima terça-feira, 05 de novembro, o Museu Imperial/Ibram oferecerá entrada gratuita a todos os visitantes, em homenagem ao Dia Nacional da Cultura. A visitação ocorrerá no horário normal, das 11h ás 18h.

O Dia Nacional da Cultura foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970, e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil - Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

Casa de Cláudio de Souza recebe palestra sobre Medicina Antroposófica

Será realizada na Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu imperial/Ibram) a palestra “Antroposofia - Uma Nova Visão”, com o Dr. Antônio José Marques. O evento terá inicio às 19h do dia 06 de novembro. A entrada é gratuita e a realização é do Grupo de Estudos e Práticas Antroposófica (Gepak) e de Ramo Mikhael.

A medicina antroposófica surgiu na Europa no início do século XX, baseada na imagem do homem trazida pelo Antroposofia (do grego = sabedoria do ser humano), do filósofo austríaco Rudolf Steiner. Atualmente, a medicina antroposófica está presente em mais de 60 países e tem como sua principal característica a união de métodos da medicina tradicional de diagnósticos a uma análise da vitalidade do paciente. Como qualquer outro médico, o antroposófico considera o quadro clínico da pessoa doente (sintomas, dados de exames laboratoriais etc.), mas também pesquisa o seu desenvolvimento emocional e como ela tem conduzido sua vida ao longo dos anos. O diagnóstico convencional pode, então, tornar-se mais profundo e individualizado.

O Dr. Antônio José Marques é médico antroposófico, diretor clínico da Clínica Médica Antroposófica Vivenda Sant´Anna e coordenador do Estágio no Hospital Antroposófico de Matias Barbosa, ambos em Juiz de Fora – MG, docente pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) – SP, representante na Konferenz Internacional de Pós-Graduação (Goetheanum) – Suíça e presidente da Associação Antroposófica Estrada Real.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é uma subunidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

2) Casa de Cláudio de Souza recebe o encontro cultural “Com rima vai bem, sem rima também”

Um encontro cultural entre a poesia e alunos a partir do 5º ano será realizado na Casa de Cláudio de Souza no dia 13 de novembro, às 10h. O evento faz parte do projeto “Com rima vai bem, sem rima também", que leva o nome de um dos livros das poetisas Kátia Vieira Silva e Lindalva de Barros Rathke. Na ocasião, elas irão lançar em Petrópolis o livro de poesia “Amor Bilíngue”, lançado na última Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

O encontro será divido em etapas: apresentação de vídeos, música, jogos interativos, declamação de poesias das autoras e de vários poetas e apresentação do livro das poetisas. A entrada é franca e as escolas interessadas devem fazer o agendamento através do e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

A idéia nasceu após o lançamento do livro “Quatro formas de Sentir”, em maio de 2004. Kátia e Lindalva apresentam-se em escolas divulgando seu livro e passando a magia da poesia aos alunos. A intenção é mostrar o poder da leitura e a diferença entre ler e interpretar uma poesia, fazendo com que percebam através dos versos, toda a carga de sentimentos e emoções do e tudo que pode estar embutido em um poema. O projeto já foi apresentado em diversas escolas da rede municipal de ensino do Rio de janeiro com apoio de professores e diretores dos respectivos estabelecimentos com total aprovação e inclusive no Sindicato dos professores do Rio de Janeiro.

Ambas as autoras são formadas em Letras, pós-graduadas em Língua Portuguesa e têm convicção de que a poesia se encaixa em todas as etapas de ensino. Elas já participaram de sete bienais e o livro “Quatro formas de sentir” participou da Bienal de Frankfurt.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS

Projeto de poesia nas escolas: “Com rima vai bem, sem rima também”
Data: 13 de novembro de 2013, às 10h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Público alvo: alunos a partir do 5º ano
Responsáveis pelo projeto: poetisas Kátia Vieira Silva e Lindalva de Barros Rathke
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza oferece evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu Imperial/Ibram) recebe, no dia 18, a IV Caravana Itinerante de Direitos Humanos, com o tema “Consciência Negra - Resistência e Cultura”. O evento acontece das 18h30 às 22h, com entrada franca.

O objetivo do evento é dar visibilidade à Semana da Consciência Negra, contando com mesas de debates que objetivam fomentar a reflexão sobre a realidade do negro no Brasil, assim como a valorização da cultura afro-brasileira. A promoção é do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), da União dos Negros de Petrópolis (UNEP) e do Movimento Beleza Negra (MOBENE).

Confira a programação completa:

18h30: Mesa de abertura
- Pedro Fernandes (UNEP)
- Representantes do CDDH
- Representantes da Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial

18h45: Apresentação do Coral Nheeengaecoporanga, do CDDH, com maestro Carlos Eduardo Fecher

19h15: “O negro na história do Brasil”
- Pedro Fernandes (UNEP)
- Jean Costa (historiador e educador popular do CDDH)

19h45: Apresentação da performance “Orféu do Carnaval”

20h: “A luta por direitos, identidade e igualdade racial”
- Adriana Rangel (UNEP)
- Joilson Santana (Centro de Referência LGBT do Rio de Janeiro)
- Elson Alexandre da Silva (assistente social da Coordenadoria de Combate à Intolerância e Desigualdade de Nova Iguaçu)

21h: Palestra
Joaquim Jorge Batista da Silva (autor do livro “QUIM, o VI - Uma analogia entre o esporte e a violência”)

21h30: Apresentação de capoeira com o Grupo Dig Dong

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS

IV Caravana Itinerante de Direitos Humanos: Consciência Negra – Resistência e Cultura
Data: 18 de novembro de 2013, às 18h30
Local: Casa de Cláudio de Souza
Promoção:  
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Assessoria de Imprensa
Bárbara Skaba / Juliana Guimarães
(24) 2233-0321 / 2233-0392
mimp.imprensa@museus.gov.br


4)  Museu Imperial recebe simpósio de Cartografia Histórica


De 25 a 28 de novembro, o Museu Imperial recebe o V Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica. O evento, que acontece a cada dois anos, alternadamente, no Brasil e em Portugal, reúne pesquisadores, professores e estudantes empenhados no conhecimento, estudo e divulgação da Cartografia Histórica.


No V Simpósio, será debatido e apresentado o que de melhor existe em termos de ciência e tecnologia no âmbito da Cartografia Histórica Luso-Brasileira. Serão trabalhados sete temas que percorreram as principais temáticas da Cartografia Histórica: Cartografia Topográfica e Militar; Cartografia das Fronteiras e dos Limites; Cartografia Urbana: Plantas e Projetos; Cartografia Temática e Representações Territoriais; Cartografia, Arquivos e Coleções Cartográficas; Cartografia Histórica: Ensino e Difusão; Cartografia Histórica e Novas Tecnologias.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC). Segundo os organizadores, o Museu Imperial é o local perfeito para a sua realização, uma vez que trabalha com documentos históricos diretamente relacionados com os laços históricos que unem Brasil e Portugal. O espaço também permitirá uma maior integração entre o meio acadêmico e as instituições ligadas ao Ministério da Cultura.

Confira a programação:

25 de novembro | Segunda-feira
13h30 - 14h30: credenciamento e retirada de material
14h30 - 15h30: Sessão de abertura
15h30 - 18h: Mesa redonda – “Cartografia Histórica Luso-Brasileira: Estado da Arte e Perspectivas
18h - 18h30: Coral de Petrópolis
18h30 - 21h: Coquetel de abertura

26 de novembro | Terça-feira

08h30 - 10h10: Sessão oral: Cartografia Temática e Representações Territoriais (I)
10h10 - 10h40: Coffee-break
10h40 - 12h: Sessão oral - Cartografia Temática e Representações Territoriais (II)
12h - 14h: Almoço
14h - 15h40: Sessão oral - Cartografia, Arquivos e Coleções Cartográficas
15h40 - 16h: Coffee-break
16h - 17h20: Sessão oral - Cartografia Histórica: Ensino e Difusão

27 de novembro | Quarta-feira
08h30 - 10h10: Sessão oral - Cartografia Urbana: Plantas e Projetos
10h10 - 10h40: Coffee-break
10h40 - 12h: Sessão oral - Cartografia Topográfica e Militar / Cartografia das Fronteiras e dos Limites
12h - 14h: Almoço
14h - 15h40: Sessão oral - Cartografia Histórica e Novas Tecnologias (I)
15h40 - 16h: Coffee-break
16h - 18h: Sessão oral - Cartografia Histórica e Novas Tecnologias (II)

28 de novembro | Quinta-feira
08h30 - 11h: Mesa redonda - Metodologia de Pesquisa em Cartografia Histórica
11h - 12h: Sessão de encerramento
12h - 14h: Almoço
15h - 15h45: Programação cultural - Um Sarau Imperial (entrada franca para os participantes do Simpósio)
16h - 18h: Visita dos participantes ao Arquivo Histórico do Museu Imperial
20h: Programação cultural - Som e Luz (entrada franca para os participantes do Simpósio)

Mais informações: www.cartografia.org.br/vslbch


SERVIÇOS

V Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica
Datas: de 25 a 28 de novembro de 2013
Informações e inscrições: www.cartografia.org.br/vslbch

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Assessoria de Imprensa
Juliana Guimarães
(24) 2233-0321 / 2233-0392
mimp.imprensa@museus.gov.br

5) Casa de Cláudio de Souza recebe palestra “Meditação na Ação - Karma, Renascimento e Mandala”

A Casa de Cláudio de Cláudio de Souza, (subunidade do Museu Imperial/Ibram), recebe mais uma vez o palestrante Miguel Berredo. No dia 29 de novembro, o tema apresentado será “Meditação na Ação - Karma, Renascimento e Mandala”. A palestra terá inicio às 20h e é destinada a todas as pessoas, independente de religião. A entrada é gratuita.

A apresentação trará um breve resumo das palestras anteriores sobre meditação e o aprofundamento dos temas “karma”, “mandala” e “renascimento”. Berredo mostrará a ideia de que o karma, segundo o budismo, não é punição, mas uma consequência natural das ações, que podem ser positivas ou negativas, nos níveis da fala, da mente ou do corpo. “A qualidade da nossa ação pode gerar karma positivo, (mérito), ou karma negativo, (obstáculos), da vida. Somos construtores do nosso karma a todo o momento”- explica Miguel, ressaltando que a meditação e as ações sem espírito de lucro ou vantagem pessoal purificam o karma.

Miguel Berredo é estudioso do budismo e meditação há 25 anos. Foi residente em tempo integral, por cinco anos, no Centro de Estudos Budistas Bodisatva, no Rio Grande do Sul, onde trabalhou como coordenador de Comunicação. É editor do site “Bodisatva - Um Olhar Budista” e coordenador das redes sociais do Centro de Cultura Tibetada, Espaço Shiva e Shiva Ashram Brasil.
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.
SERVIÇOS

Palestra “Meditação na Ação - Karma, Renascimento e Mandala”
Data: 28 de novembro de 2013, às 20h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 /mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Assessoria de Imprensa
Juliana Guimarães
(24) 2233-0321 / 2233-0392/ 999251-5200
mimp.imprensa@museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações