sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Vida e obra de Vik Muniz

Casa de Cláudio de Souza oferece palestra gratuita sobre a "Vida e obra de Vik Muniz"

Na próxima quinta-feira, 15 de agosto, às 19h, a artista plástica Bia Penna estará na Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu Imperial/Ibram) para falar sobre a "Vida e obra de Vik Muniz". Esta será a quinta palestra do projeto “Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística”, iniciado em março deste ano sob coordenação da artista plástica Graça Pimentel.

O artista plástico brasileiro Vik Muniz é conhecido por utilizar lixo e componentes como chocolate e açúcar em suas obras. Entre seus trabalhos mais inusitados, está a cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, na qual usou manteiga de amendoim e geleia como matéria prima.  Já o retrado de Sigmund Freud foi feito com calda de chocolate.

Nascido em São Paulo em 1961, Vicente José de Oliveira Muniz é radicado em Nova York, onde vive desde 1993. Oartista também se dedicou a fazer trabalhos de maior porte; alguns deles foram a série Imagens das Nuvens, a partir da fumaça de um avião, e outros feitos na terra, a partir de lixo.

A palestrante, Bia Penna, é bacharel em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também fez os cursos de extensão de Forma, Composição e Estilo na História da Arte: da Pré-História ao Modernismo; Arte Contemporânea e Arte no Brasil nos séculos XIX e XX. Seu currículo conta ainda com o curso técnico de Design de Interiores e diversos cursos livres relacionados ao tema, como Pintura em Seda, Arte e Contemporaneidade e Desenho como obra.

Em sua vasta experiência profissional estão a restauração do acervo histórico dos Correios de Petrópolis e de obras do acervo de gravura da EBA e do Museu D. João VI. Seus trabalhos já lhe renderam premiações na área de pintura, vindas das seguintes instituições: CREA-RJ, Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (2004 e 2005), Fundação Real Grandeza (2003), Fundação Cultural de Petrópolis (2001 e 2002), Prêmio Santos Dumont (2001) e Eletrobrás Termonuclear (1998).

O projeto “Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística” consiste em palestras que, através de temáticas específicas, contam um pouco da História da Arte no Brasil.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. O espaço, doado ao Museu Imperial pelo escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, recebe eventos artísticos e culturais, além de abrigar exposições sobre seu titular. A casa também está aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, com entrada franca.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br ou pelo telefone (24) 2245-3418.

SERVIÇOS

Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística
Palestra: "Vida e obra de Vik Muniz"- Bia Penna
Data: 15 de agosto de 2013 - 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Assessoria de Imprensa
Bárbara Skaba/Juliana Guimarães
(24) 2245-7321/2245-2882

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações