sábado, 13 de fevereiro de 2016

RODA DE JONGO DE PETRÓPOLIS NA PRAÇA DA LIBERDADE - 05-07-2015



Video;

Fotos e Matéria: http://afroserra.blogspot.com.br/2015/07/fotos.html

Realizou-se dia 05/07/2015, às 14h, na Praça da Liberdade, Petrópolis, RJ a Roda de Jongo de Petrópolis com: Lizza Dias (canto e dança), Camaleão Maranhão (percussão), Dino Fernandes (percussão), Macchi Torres (percussão), Jaqueline Ferreira (dança).
A roda foi precedida por uma oficina demonstrando alguns toques, pontos e passos desta dança que foi proclamada pelo IPHAN " Patrimônio Cultural Brasileiro."   (*)http://portal.iphan.gov.br/uploads/pu...
A roda foi uma realização do grupo Afro-Serra em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, Coordenadoria da Afirmação da Igualdade Racial de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Águas do Imperador, com a produção de sua idealizadora Monica Valverde.
O Grupo Afro Serra (http://afroserra.blogspot.com.br/) tem por objetivo resgatar e divulgar a cultura afro-brasileira na região serrana.
Se faz necessário que a  cultura afro-brasileira  seja fomentada o ano inteiro e não somente em datas especificas do calendário oficial,  para isso, o grupo buscará parcerias com a sociedade civil, poder público e empresariado, realizando atividades que somem todas as formas de expressões culturais e artísticas deste segmento.
Sobre o Jongo:
O jongo, ou caxambu, é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior
Na época da escravidão, a dança era celebrada em algumas datas especiais, marcando um  dos únicos momentos de descontração e festa para os escravos.
A dança, que acontece no meio da roda, é realizada por casais, girando, um casal por vez dirige-se ao centro da roda e faz menção de uma umbigada. Dançam até que outro casal interrompa pedindo permissão para entrar.
A música é tocada por dois tambores: o tambu (maior e mais grave) e o candongueiro (menor e mais agudo). Enquanto o candongueiro dá a marcação dos passos da dança, o tambu repica o ritmo.
O Jongo é o "avô" do Samba, pois, influenciou diretamente esse ritmo.
Sobre a Praça da Liberdade:
Foi denominada Praça da Liberdade em 1888, porque ali os escravos libertos se reunião para venda de artesanato fabricado por eles e o dinheiro arrecadado era destinado a compra da liberdade dos companheiros que ainda eram mantidos nas senzalas.
Situada no encontro da Av. Roberto Silveira, Av. Koeler, R. Dr. Nélson de Sá Earp e R. Barão de Amazonas – Centro.
É a maior praça, em área, do Centro Histórico.
O primeiro nome foi Largo Dom Afonso, em homenagem prestada ao primogênito de D. Pedro II, que faleceu prematuramente.
Em 1914, passou por uma remodelação, contando então com rinque de patinação, plantio de árvores e canteiros de flores.
No ano de 1923, seu nome mudou para Praça Rui Barbosa, porém, o nome não caiu no gosto do povo, que continuou chamando-a de Praça da Liberdade, nome posteriormente retomado.
Em 1964, a Praça passou por grande reforma e algumas características foram preservadas, como o coreto, as palmeiras imperiais e a ponte de madeira. É um dos principais pontos de lazer de Petrópolis para todas as idades.
Lá também se encontra o busto de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações