quarta-feira, 24 de junho de 2015

"Petrópolis, Uma cidade Imperial"





Por: Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis

A Prefeitura Municipal de Petrópolis tem o prazer de lhe convidar para assistir a peça "Petrópolis, Uma cidade Imperial"

A peça é fruto de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Petrópolis e a Fundação Nacional das Artes - FUNARTE, e esta sendo executada pela produtora X da Questão, que venceu a licitação para realizar o espetáculo.

O texto faz uma viagem pela história de Petrópolis, com seu mais emblemático personagem, D. Pedro II, dando as boas vindas a todos que vieram ouvir a história de sua amada cidade.

Trata-se de um espetáculo teatral que apresenta uma seleção histórica alinhando os mais relevantes momentos da existência da cidade de Petrópolis e dos seus personagens mais ilustres, buscando apresentar ao espectador uma importante ferramenta de conhecimento e entretenimento de qualidade.

Através de linguagem lúdica e com viés pedagógico, sem caricaturar a história e a realidade de Petrópolis, o espetáculo vai conseguir atingir e se fazer compreender por crianças, adolescentes, jovens e adultos, sejam eles petropolitanos, de outras cidades ou nacionalidades, de forma que o espetáculo pode ser considerado a maior aula encenada sobre a história de Petrópolis vista em todos os tempos.

Serão apresentadas ao todo quinze sessões no período de 24 de junho a 02 de julho, todas gratuitas ao público. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Dom Pedro

Teremos sessões nos seguintes dias e horários:

24 de junho – quarta-feira – estreia – 20h (para convidados)
25 de junho – quinta feira – 15h - sessão preferencial estudantes
25 de junho – quinta feira – 20h
26 de junho – sexta-feira – 15h - sessão preferencial estudantes
26 de junho – sexta-feira – 20h
27 de junho – sábado – 21h
28 de junho – domingo - 15h
28 de junho – domingo - 20h
29 de junho – segunda-feira - 15h
29 de junho – segunda-feira - 20h
30 de junho – terça-feira - 15h - sessão preferencial estudantes
30 de junho – terça-feira - 20h
01 de julho – quarta-feira – 15h - sessão preferencial estudantes
01 de julho – quarta-feira – 20h
02 de julho – quinta-feira – 15h - sessão preferencial estudantes
Para agendamento de grupos de estudantes favor entrar em contato com o Theatro Dom Pedro no tel 24 - 2235 3833


Por: Carla Coelho

PREFEITURA E FUNARTE APRESENTAM ESPETÁCULO TEATRAL INÉDITO SOBRE A HISTÓRIA DE PETRÓPOLIS
Peça foi produzida por empresa e atores petropolitanos em seleção especial e terá entrada franca nas 15 apresentações propostas

Um convênio entre o Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo traz aos petropolitanos e turistas uma nova roupagem da história de Petrópolis cuidadosamente preparada para entreter, divertir e ensinar os espectadores. “Petrópolis - Uma Cidade Imperial” é fruto do primeiro projeto feito em conjunto entre a Prefeitura de Petrópolis e a Funarte com cunho histórico, cultural e educacional. A peça poderá ser vista em 15 apresentações – de 24 de junho a 2 de julho – no Theatro D. Pedro e vai mostrar recortes da história imperial e republicana alinhando momentos da existência da cidade e dos seus personagens mais ilustres.

A produtora selecionada por edital é petropolitana – a Xdaquestão  Produções – assim como todo o elenco e da quase a totalidade da ficha técnica, procurando valorizar a mão de obra local e promover a troca de experiência entre novos atores e profissionais de carreira. Parte do elenco e da ficha técnica foi selecionada por meio de quatro dias de workshop, com atividades disciplinares em mais de 16 horas. “Tenho a certeza de que este é um espetáculo que merece ser visto por todas as faixas etárias, pois remete à história da nossa cidade, são nossas raízes que estarão no palco”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo, que ainda destacou a valorização do mercado local: mais de 500 metros de tecido e cerca de 60 sapatos foram adquiridos pela produtora em lojas e bazares da cidade. Os mais de 100 figurinos e 200 adereços também foram feitos à mão por petropolitanos.

Outra novidade é a tradução simultânea para Inglês e Espanhol exibida em telão próximo ao palco, além da interpretação de libras e audiodescrição, esta última sob solicitação. “Estamos, Fundação e produtora, preparando tudo com muito cuidado para oferecer um espetáculo de qualidade a todos”, garantiu a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Thaís Martins.

Através de linguagem lúdica, com viés pedagógico e músicas próprias, o espetáculo vai conseguir atingir e se fazer compreender por crianças, adolescentes, jovens e adultos, sejam eles petropolitanos, de outras cidades ou nacionalidades, podendo já ser considerado a maior aula encenada sobre a história de Petrópolis vista em todos os tempos. Instituições, universidades, estudantes de escolas públicas e particulares estão sendo convidados para assistirem a peça, assim como moradores e turistas em visita durante o período de exibição. A estreia para convidados será às 20 horas da próxima quarta-feira (24/06). Os ingressos para os demais dias também são gratuitos e poderão ser retirados, com antecedência mínima de 1 hora na bilheteria do Theatro D. Pedro (praça dos Expedicionários, s/n, Centro Histórico), para a seguinte programação:

SINOPSE
O texto faz uma viagem pela história de Petrópolis, com seu mais emblemático personagem, D. Pedro II, dando as boas vindas a todos que vieram ouvir a história de sua amada cidade. “Sim, eu ainda estou por aqui” afirma ele, o imperador, Unser Kayser (nosso Imperador), insinuando que o seu espírito permanece vivo pelas ruas da cidade e convida o espectador a mergulhar em uma viagem no tempo para conhecer nossa história.

De forma bem humorada e dinâmica são vivenciados alguns dos principais fatos históricos, ora  na boca dos populares, dos jornaleiros, dos trabalhadores e dos estudantes. O espírito do Imperador passeia pela chegada dos primeiros colonos alemães, pela chegada do trem, a abertura das estradas, o presente de um Conde a sua amada Princesa Isabel, o Palácio de Cristal. A queda da Monarquia e a chegada da República, as mudanças que a cidade sofreu, vê o progresso acelerando o crescimento, a chegada do cinema, as artes, a arquitetura invejável, os jardins.

O início da República visualiza a cidade se tornar capital do Estado, e por que não dizer do país. O palácio Rio Negro, sede do governo assiste o casamento do Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca, com Nair de Teffé, mulher à frente do seu tempo, que marcou a cidade e o país. E a partir desse ponto, o texto vai ficando cada vez mais lúdico e poético, a ponto de se encontrarem em cena, Santos Dumont e o Pequeno Príncipe, para falarem de sonhos, afetos e aviadores. O primeiro prefeito, Dr. Oswaldo Cruz, a cidade das hortênsias, o maior cassino da América Latina, o Quitandinha. Os integralistas e socialistas, as fábricas e tantas outras coisas do século XX são pontuadas em cenas curtas e dinâmicas, traçando o panorama dessas décadas.

A efervescência do final dos anos 1950 com a criação do Obelisco em comemoração ao Centenário da elevação de Petrópolis à cidade, os costumes se modificando, as ruas se modificando, a vida da cidade se modificando. E assim aparecem os nobres loucos ilustres da cidade para lembrar que existem bobos da corte na Cidade Imperial e que brincam pelas ruas e praças da cidade de Pedro. E nesse mesmo contexto a Casa da Morte é lembrada, para nunca ser esquecida.

E, finalmente, em uma tentativa inglória, o texto tenta lembrar de alguns nomes, fatos, instituições, pessoas que marcaram a nossa história, até que o espírito do Imperador se materializa e vem ao povo oferecer suas palavras e sua coroa.

FICHA TÉCNICA

Produtora responsável: Maurício J. Figueira Araújo – ME (Nome Fantasia: Xdaquestão Produções)
Produtores: Carla Coelho e Maurício Araújo
Assistente de produção: Julia Fadul
Diretor e Dramaturgo: Paulo Marcos de Carvalho
Assistentes de direção: Roberto de Carvalho, Iara Roccha e Vanessa Mebus
Iluminador: Pablo Rodrigues
Assistente de iluminação: Tiago de Jesus
Diretor Musical: Lú de Oliveira
Sonorizador e designer de som: Marcio Reis Werderits
Operador de som: Sérgio Barcelos
Cenógrafas: Joana Lavallé e Natalia Lana
Assistente de cenografia: Josana Valle e Mariana Borsato
Cenotécnico: João Batista de Amorim e Jorlan Oliveira
Bonecos manipulados: Bonecaria de Trapo
Figurinista: Bruno Paiva
Assistente de figurino: Renata Wepler
Aderecista: Pryscila Dias
Visagista: Renato Venceslau
Assistente de visagismo: Thomaz Xavier
Preparadora vocal: Maria Cláudia Paladino
Preparadora corporal e Coreógrafa: Priscila Castro
Contra regra: João Batista de Amorim
Camareira: Cirlene Amancio

Áudio descrição: Cátia de Oliveira Carneiro Borges
Edição de vídeos: Theobald Filmes
Fotografia: Gisele Rocha
Intérprete de Libras: Vânia Cristina do Nascimento
Tradução para o Espanhol: Lucas Carvalho
Tradução para o Inglês: Camila Cury Ribeiro
Assessoria de Imprensa: Carla Coelho - Comunicação Livre

Músicos:
Emerson Araújo
Lú de Oliveira
Marcio Toledo
Ney Souza
Paulo Marcos de Carvalho
Yuri Garrido

Compositores:
Lú de Oliveira
Marcio Toledo
Paulo Marcos de Carvalho

Arranjadores:
Lú de Oliveira
Marcio Toledo

Áudios gravados:
Arthur Varella
Israel Garamano
Sidney Carneiro

Atrizes Convidadas:
Iara Roccha
Flavia Miranda

Elenco principal:
Ariel Barbosa
Christiane Carvalho
Iury Lupaudi
Isadora Maria
Léo Gaviole
Nathan Cardoso

Elenco:
Andrea Dutra
Caio Bittencourt
Sabrina Passarelly

Participações Especiais:
Andréia Virgínia
Roberto de Carvalho
Jorge West
Sidney Carneiro

Apresentando:
Renan Miranda

Elenco substituto:
Fabio Branco
Luciane Fortunatto

Elenco de apoio:
Anderson Oliveira
Israel Gamarano
Jonh Barbosa
Leo Oliva
Mariana Borsato
Mariana Diniz
Natane Simpson
Tuka Pereira
Yuri Mendes

PRODUÇÃO
Xdaquestão Produções
(24) 2231-9707

Maurício Araújo
(24) 98101-4558

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Carla Coelho
Jornalista (MTB 31160/RJ)
(24) 2231-9707/ (24) 99955-2730

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Petrópolis
(24) 2246-9332/ (24) 2246-9345/ (24) 2246-9350

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações