domingo, 14 de setembro de 2014

PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA ROCAMBOLE

PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA ROCAMBOLE
FARÁ PARTE DA PRIMAVERA DOS MUSEUS

Setembro comemora a chegada da Primavera e o Dia da Árvore, por isso, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) também irá homenagear essas datas importantes do mês de setembro com histórias que remetam à natureza, além disso, alguns dias de sua programação farão parte da 8ª Primavera dos Museus – Museus Criativos. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
            No dia 04 de setembro, os pequenos poderão participar da oficina criativa e desfrutar da história “Os animais do mundinho”. O texto conta sobre o habitat natural de cada animal, mas como todos eles conseguem viver num mesmo mundo. Durante a leitura são apresentados o macaco, o boi, a tartaruga e outros, todos ilustrados em Tangram, um quebra-cabeça chinês que diverte, desafia e desenvolve o raciocínio lógico e geométrico.
            Para homenagear a chegada da Primavera, nos dias 09 e 10, haverá exploração do acervo da Rocambole e leitura do livro “Bom dia, todas as cores”. Ruth Rocha conta que o camaleão acordou tão feliz com a chegada da estação mais florida do ano que mudou de cor para rosa, a sua preferida. Porém, durante um passeio, encontrou vários de seus amigos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava, mas ficou muito cansado e acabou percebendo que não conseguiria agradar a todos todo o tempo.
            No dia 11 de setembro, a homenagem será para o Dia da Árvore, com hora do conto, seguida de oficina criativa. O livro “A árvore generosa” traz o clássico de 1964 que conta a história do amor entre uma árvore e um menino. Porém, ao se tornar adolescente, depois adulto, a rapaz deixa a “amiga” de lado, pois precisa trabalhar e ganhar dinheiro. Para ajudar, a árvore fornece frutos para ele vender e galhos, para construir sua casa.  A história mostra a passagem do tempo e a reavaliação de alguns valores.
            A homenagem ao Dia da Árvore continua nos dias 16 e 17 de setembro, com exploração do acervo após a leitura do “Vovô verde”, que traz a história de um senhor que, quando jovem, ajudava na fazenda e lia histórias de jardins secretos, mágicos e marias-fumaças. Depois, já crescido, foi obrigado a ser soldado, e durante a guerra conheceu a sua esposa, com quem teve filhos, netos e bisnetos. E hoje, o vovô verde, além de velhinho, é um jardineiro apaixonado. E, como anda um pouco esquecido, é nas plantas que guarda as suas histórias mais especiais
No dia 18, a natureza também será o tema principal da leitura, já que o livro da vez será “De olho na Mata Atlântica”, história que nos leva ao ano de 1500, no Brasil, e conta como era a Mata naquela época. Ao final da hora do conto haverá oficina criativa.
            A programação da 8ª Primavera dos Museus: Museus Criativos começa no dia 23 de setembro, com o Projeto de Contação de Histórias “A Mala que Fala” com o Grupo Exclusividarte. Portanto, nos dias 23 e 24, haverá leitura dos livros “Menina Bonita do Laço de Fita” e “O Macaco e a Velha”. Acompanham a atividade músicas, sonoplastias e adereços disponíveis em uma mala, que ganha vida ao interagir, de forma muito criativa, com as contadoras e com o público.
O primeiro livro conta a história de uma linda menina de fita no cabelo que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha como ela. Mas antes precisa descobrir o segredo de como ter aquela cor.
Já “O macaco e a velha” traz Dona Marocas, uma velha que tinha um lindo bananal e o macaco Simão, que adorava bananas e sempre roubava algumas da senhorinha. Um dia, muito irritada, ela resolveu dar uma lição no macaco e comprou alcatrão, fez um boneco, colocou-o num tabuleiro junto com um lindo cacho de bananas e levou no meio do bananal. Simão tomou um susto e uma surra que prometeu se vingar, porém, de uma forma interessante, os dois acabam se tornando amigos.
            O livro “Leonardo da Vinci” encerrará a programação da 8ª Primavera dos Museus: Museus Criativos e da Biblioteca Rocambole. O volume da coleção "Crianças Famosas", relembra a vida do artista que ficou conhecido internacionalmente por seu talento, criatividade e pluralismo e narra episódios da infância do pintor, mostrando sua genialidade precocemente revelada e aproximando-o ao público infantil como uma criança comum. Ao final da leitura, haverá oficina criativa.
            A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.
            O acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.
SERVIÇOS

Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312
Agendamento para grupos escolares: (24) 2233-0345 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Assessoria de Imprensa
Tarsila Rangel
(24) 2233-0392



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações