sábado, 9 de agosto de 2014

Biblioteca Rocambole - Programação de Agosto

Programação de agosto da Biblioteca Rocambole comemora o Dia dos Pais
 
A programação do mês de agosto da Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) está recheada de bons contos e muitas comemorações, além de exploração do acervo e oficinas criativas que estimulam a leitura infantil. Desta vez, as histórias contadas irão comemorar o Dia dos Pais, a Semana do Folclore, o Dia Nacional das Artes e o Festival de Cultura Japonesa de Petrópolis: Bunka-sai. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
 
altNos dias 5 e 6 de agosto os pequenos poderão conhecer a história do livro “Pê de Pai”, que mostra as diversas faces que um pai pode ter e sua relação de cumplicidade com os filhos, sempre cheia de brincadeiras e, algumas vezes, aflições. O intuito do conto é conhecer cada “tipo de pai”, como o pai casaco, que protege o filho da chuva, o pai motor, que dá um empurrãozinho nas horas difíceis, o pai boia que é, particularmente, útil na praia e na piscina ou o pai esfregão, que aparece sempre na hora do banho. Ao final da contação, as crianças participam da oficina de desenho, baseada na temática do livro.
 
No dia 7 de agosto, além da hora do conto, haverá exploração do acervo da Biblioteca Rocambole e oficina criativa, ainda em homenagem ao Dia dos Pais. Neste dia, o livro escolhido é “O livro do papai”, voltado para crianças entre três e cinco anos de idade, pois trabalhas com frases curtas, diretas e ilustrações coloridas e de traços fortes. Assim como o texto do dia anterior, os “tipos de pai” continuam como tema central.
 
Os jogos, fantoches e livros da Biblioteca poderão ser explorados nos dia 12 e 13 de agosto, após a leitura do livro “João esperto leva o presente certo”, que conta a história de um menino que foi convidado para o aniversário de uma princesa e não sabia com o que presenteá-la. Ao decidir levar um bolo de presente, ele só precisa agora caminhar até o castelo. 
 
O pintor Aleijadinho também será lembrado durante o mês de agosto na Biblioteca Rocambole. No dia 14, o livro “Aleijadinho”, parte integrante da coleção alt“Crianças Famosas”, será apresentado às crianças. A obra conta episódios da infância de um dos maiores músicos, pintores e escritores da história universal, mostrando sua genialidade precocemente revelada e apresentando-o aos pequenos do jeito que estes mais gostam: como crianças iguaizinhas a eles. Após a hora do conto em homenagem ao Dia Nacional das Artes, haverá oficina criativa. 
 
Nos dias 19 e 20 de agosto, a comemoração será por conta da Semana do Folclore, que terá contação de histórias, exploração do acervo da Rocambole. O conto da vez será “Histórias encantadas indígenas”, que resgata explicações fantásticas para ocorrências do universo indígena, como a criação da noite, o segredo do Uirapuru e a origem da mandioca. 
 
“A lenda da Vitória-Régia” será a leitura do dia 21 de agosto, ainda em comemoração à Semana do Folclore, seguida de oficina criativa de pintura e confecção da Vitória-Régia. A história conta a história de um casal que tem somente uma noite para se encontrar e o cenário escolhido é um lindo lago. Após muito tempo separados e cansados de esconder seu amor, Taionê se joga no lago e Ipurinã tenta salvá-la, mas não consegue. A menina, então, transforma-se em uma Vitória-Régia que, todas as noites, alimentada pelas lágrimas de Ipurinã, que não se cansa de chorar a morte da amada, se abre em flor para consolá-lo.
 
Como parte do Bunka-sai: Festival de Cultura Japonesa de Petrópolis, nos dias 26 e 27 de agosto haverá hora do conto e exploração do acervo da Biblioteca. O livro da vez será “Contos populares japoneses”, que traz uma seleção de histórias que fazem parte da milenar cultura popular nipônica. São seis contos com narrativas sobre pessoas simples, animais encantados e seres fantásticos que constituem belas metáforas do comportamento humano, de sonhos, alegrias, angústias e medos.  
 
Encerrando a programação de agosto da Biblioteca Rocambole, no dia 28, também integrante do Bunka-sai, será realizada a hora do conto com oficina criativa de dobradura. A narrativa, que será a última do mês, é “O segredo de Mitsuko”, que conta uma história de amor entre personagens da literatura oriental. Mitsuko é tecedeira de quimonos para noivas que se apaixona pelo filho de um rico vendedor de chá, porém, entre eles, há uma grande distância social, que os impede de ficarem juntos. Um dia o rapaz adoece e Mitsuko produz para ele sete lindas “kokeskis”, com a finalidade de curá-lo. Ao ganhar os presentes ele recupera sua saúde. A história ainda guarda um belo desfecho. 
 
A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.
 
O acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.
 
05 de agosto de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações