quarta-feira, 8 de maio de 2013

11ª Semana Nacional de Museus - Casa Cláudio de Souza

Projeto educativo apresenta vida e obra de Cláudio de Souza a crianças de Petrópolis  

Por Bárbara Skaba  

Crianças de escolas públicas e particulares de Petrópolis terão a oportunidade de conhecer melhor a vida e a obra de Cláudio de Souza, um dos escritores brasileiros mais importantes da primeira metade do século XX. O projeto “Era uma vez... Cláudio de Souza” será realizado na casa que leva o nome do escritor no dia 17 de maio, às 14h30, com entrada gratuita. A Casa de Cláudio de Souza, pertencente ao Museu Imperial/Ibram por doação de seu titular, abriga uma exposição permanente sobre a vida do escritor e teatrólogo em Petrópolis e sua biblioteca particular. Realiza, ainda, atividades educativas e culturais de modo a difundir quem foi Cláudio de Souza. O projeto “Era uma vez... Cláudio de Souza” segue essa diretriz, tendo como objetivo contar de forma lúdica a história de Cláudio de Souza, para reavivar e resgatar a sua memória e importância. Com encenação de bonecos, dois atores músicos e um contador de história vão apresentar uma retrospectiva da vida do escritor, a partir da doação da casa de Petrópolis ao Museu Imperial e voltando ao tempo até o seu nascimento, em 20 de outubro de 1876. A história será contada por um boneco representando o próprio Cláudio de Souza criança. A atividade fará ainda um contraponto com o documentário “Cláudio de Souza que eu conheci”, produzido pela equipe do Museu Imperial e composto de depoimentos de Clarisse Fonseca, que conviveu com Cláudio de Souza na infância. No filme, ela conta a importância que ele teve em sua vida e, em especial, em sua educação. Após a realização da atividade, será inaugurada a exposição de fotografias “Conhecendo Cláudio de Souza”, continuação do projeto de mesmo nome. Ela apresentará, por meio de imagens, um pouco da trajetória desse importante intelectual. A mostra ficará na Casa por tempo indeterminado, podendo ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Os eventos fazem parte da 11ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 13 a 19 de maio em todo o país. Além das atividades na Casa de Cláudio de Souza, o Museu Imperial também oferecerá debates, exposição, curso, espetáculos e outros. Para conhecer a programação completa, acesse www.museuimperial.gov.br. A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações e inscrições gratuitas para escolas, entre em contato pelos telefones (24) 2245-3418 ou (24) 2245-2136.  


SERVIÇOS 

Projeto “Era uma vez... Cláudio de Souza” e inauguração da exposição “Conhecendo Cláudio de Souza” Data: 17 de maio, a partir das 14h30 
Local: Casa de Cláudio de Souza 
Informações e inscrições gratuitas: (24) 2245-3418 ou (24) 2245-2136  

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial 
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ 
Contatos: (24) 2245-3418 / (24) 2245-2136 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br 
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza 
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h 
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC 

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ 
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560 
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br 
Site: www.museuimperial.gov.br 
Twitter: @museuimperial 
Facebook: www.facebook.com/museuimperial 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h 
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h 
Ingressos para visitação: 
Adultos: R$ 8,00 
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00 
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito 
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações