sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MUSEU IMPERIAL E CASA CLAUDIO DE SOUZA

 
 
1) Museu Imperial oferece palestra sobre a imperatriz d. Amélia no ano de seu bicentenário
 
Em 2012, é comemorado o bicentenário da segunda imperatriz do Brasil, d. Amélia de Leuchtenberg, nascida em 31 de julho de 1812. Em homenagem à data, o Museu Imperial/Ibram irá receber a professora Claudia Witte, que concederá a palestra “A imperatriz e a rosa”, no dia 31 de outubro, às 19h.
 
2) PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBROBiblioteca infantil do Museu Imperial divulga programação de novembro
Atividades comemorarão os dias da Alfabetização, da Cultura, do Inventor e da Música
 
1) Museu Imperial oferece palestra sobre a imperatriz d. Amélia no ano de seu bicentenário
 
Em 2012, é comemorado o bicentenário da segunda imperatriz do Brasil, d. Amélia de Leuchtenberg, nascida em 31 de julho de 1812. Em homenagem à data, o Museu Imperial/Ibram irá receber a professora Claudia Witte, que concederá a palestra “A imperatriz e a rosa”, no dia 31 de outubro, às 19h.
 
A apresentação irá abordar a vida de d. Amélia, suas relações com diversas casas reinantes do século XIX e o histórico de diversos objetos que hoje se encontram no Museu Imperial. O título da palestra faz referência à Ordem da Rosa, condecoração criada pelo imperador d. Pedro I por ocasião de seu casamento com d. Amélia, sua segunda esposa, em 02 de agosto de 1829.

“O Brasil teve apenas três imperatrizes, sendo d. Amélia sempre a menos conhecida delas por ter passado pouco tempo no Brasil. No entanto, acompanhou acontecimentos importantes do final do primeiro reinado, deixou obras que existem ainda hoje e influenciou seu enteado d. Pedro II através de intensa correspondência ao longo de toda sua vida”, lembrou Claudia Witte.
 
Realizada em parceria com o Instituto Histórico de Petrópolis, a palestra será gratuita. O evento acontecerá no Cine Teatro Museu Imperial, que possui entrada pelo Bosque do Imperador (antiga Praça do CENIP, nos fundos do Museu). Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2245-4668 ou pelo e-mail mimp.promocao@museus.gov.br.
 
 
2) Biblioteca infantil do Museu Imperial divulga programação de novembro
Atividades comemorarão os dias da Alfabetização, da Cultura, do Inventor e da Música
 
Em novembro, a biblioteca infantil Rocambole, do Museu Imperial/Ibram, terá uma programação voltada para a Semana da Música, o Dia Nacional da Alfabetização, o Dia Nacional da Cultura e o Dia do Inventor. Ao longo do mês, as crianças poderão participar de contações de histórias e oficinas criativas gratuitas.
 
No dia 14, às 14h30, haverá contação dos livros “Para Onde Pulou a Pulga?” e “Na Venda de Vera”, de Hebe Coimbra. As obras fazem parte da coleção "Tirando de Letra", desenvolvida para reforçar, complementar e estimular os processos de alfabetização e letramento. Sem deixar de lado o caráter literário, cada obra ressalta uma letra do alfabeto e, bem ao gosto das crianças, privilegia o campo sonoro, explorando uma situação inusitada com rimas e ritmo.
 
Em homenagem à Semana da Música, será realizada leitura e exploração do livro “Carlos Gomes” (Coleção Crianças Famosas), de Nereide Santa Rosa e Angelo Bonito, que narra a história do maestro brasileiro Antonio Carlos Gomes. A atividade, que acontece no ia 21, às 14h30, será seguida de oficina de sensibilização musical.
 
Em 22 de novembro, às 14h30, será a vez de o Dia Nacional da Cultura ser lembrado, com a contação do livro “Etnias e Cultura”, de Nereide Santa Rosa. A obra integra a coleção Artes e Raízes, que se distingue pelo fato de discutir os temas propostos por meio de obras de artistas populares e eruditos, representantes de diferentes épocas e lugares. Com isso o leitor é levado a refletir sobre os temas da cultura popular. Após a leitura, as crianças participação de uma oficina de artes na qual poderão expressar, de forma criativa, algumas das nuances da identidade do povo brasileiro.
 
No dia 28, às 14h, a biblioteca oferece a exibição do desenho animado “A Festa da Música”, da Coleção Mini Einsteins. O filme conta a história de quatro amigos que embarcam em uma viagem até a surpreendente região selvagem ártica, onde as fadas dos instrumentos musicais pintam o céu com luzes brilhantes e coloridas. Na sequência da exibição, os alunos terão acesso livre ao acervo para uma rica experiência junto a livros e jogos.
 
O Dia do Inventor será comemorado no dia 29, às 14h30, com “hora do conto”, seguida de oficina criativa. As crianças conhecerão a obra “Leonardo da Vinci”, de Steve Augarde, que conta a história desse artista e inventor a partir da visão de Paolo, um menino de 10 anos que se torna seu aprendiz.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.
 
A Biblioteca Rocambole funciona às terças-feiras, das 14h às 17h, e de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. De quarta a sexta, na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 500 títulos, entre os quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.
 
A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.
 
SERVIÇOS
 
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça-feira, das 14h às 17h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com
 
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC
 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
 
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
 
Assessoria de Imprensa
Bárbara Skaba
(24) 2245-7321
(24) 8146-8754

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações