domingo, 10 de junho de 2012

CUMPADI LUA - Homenagem à Luiz Gonzaga

Cumpadi Lua - Homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga

Dia: 16/06/2012
Horario: 20:00 h
Local: Palácio de Cristal
End: Rua Alfredo Pacha - S/N
Entranda: Franca
Produção: Monica Valverde
Realização: Fundação de Cultura de Petrópolis
Apoio:
Chroma Visual - 2249 0674
Ice Cream Soda - 2231 9697
Ateliê 244 - Moda em Couro - 2244 0120


A produtora cultural Monica Valverde estará realizando dia 16/06/2012 às 20:00 h no Palácio de Cristal um show musical em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
Na ocasião lembraremos “O Rei do Baião”, apresentando  músicas que foram compostas e gravadas por este mestre da música popular brasileira.
O objetivo do Projeto é resgatar a memória e homenagear este grande compositor,  responsável por espalhar a música do nordeste por todo o Brasil.
O nome do projeto, “Cumpadi Lua”, foi escolhido devido ao apelido que Luiz Gonzaga recebeu de Dino 7 Cordas, violinista da época, que comparava seu  rosto redondo à uma Lua Cheia.
A apresentação musical ficará por conta do talento do Trio Dona Flô, composto por: 

Bill de Toledo - Sanfona
Suzane Werdet – Voz e Triângulo
Dino Fernandes – Zabumba

Complementando o espetáculo com dança e arte cênica teremos:
                 
Gabriel Xavier                Paula Silva
 
Apresentaremos também os trabalhos em EVA da Artista Plástica Quitéia Braga que mostrará  Luiz Gonzaga e as coisas do nordeste. 





Repertório:
                      
Danado de Bom - O Xote das Meninas - Qui nem Jiló - A Volta da Asa Branca
Baião - Asa Branca - Assum Preto - A Vida do Viajante - Forró no Escuro
Olha pro Céu - A Dança da Moda - Noites Brasileiras - Desse Jeito Sim
São João da Roça

Sobre Gonzaga:
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, no dia 13 de dezembro de 1912.Entre os muitos méritos de Luiz Gonzaga, um deles é inquestionável: ele foi o responsável por apresentar ao sul do país o baião, o xote e o forró, ou seja, a chamada música do Norte, como se dizia naqueles tempos.Ele  veio  para o Rio de Janeiro apenas com sua sanfona e teve que romper várias barreiras. A primeira delas foi a dos bares, onde animava a rapaziada com valsas, polcas e tangos, até que um dia um grupo de estudantes do Ceará lhe propôs um desafio: Tocar a música da terra. Ele tocou e gostaram.Venceu a primeira resistência e partiu para a segunda: a do rádio.No programa de calouros de Ary Barroso resolveu interpretar uma composição sua: “Vira e mexe”. Não levou gongo, levou prêmio.
Por ter um rosto arredondado e um largo sorriso, Luiz Gonzaga ganhou de Dino 7 Cordas, um violista da época, o apelido de Compadre Lua, apelido  que foi amplamente divulgado por César Alencar e Paulo Gracindo.
Luiz Gonzaga gravou muita coisa instrumental até dizer um basta e se tornar o eterno “Rei do Baião”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações